Olá!

Na última quinta feira fui convidada pela Avon para participar da ação #giropelavida, que celebra os 20 anos da campanha Avon Contra o Câncer de Mama.

E a Avon escolheu o mês de outubro para fazer essa campanha, já que é nesse mês que é comemorado o Outubro Rosa, campanha realizada em diversos países no mundo para conscientização das mulheres a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

outubro rosa

A Avon instalou no estacionamento do Shopping Eldorado uma linda roda gigante cor de rosa, em que as pessoas poderiam ir e além de se divertir, ter mais informações e orientações a respeito do câncer de mama, doença que mais causa morte entre as mulheres. 🙁

#giropelavida

Só que as mortes só acontecem porque na maioria das vezes as mulheres só procuram atendimento médico quando a doença já está avançada. Se o câncer é descoberto logo no início, as chances de cura chegam até a 95%.

A ação da Avon #giropelavida já acabou (foi até ontem, snif, snif), mas o Outubro Rosa não! Por isso eu quis vir aqui fazer  post para alertar todas as leitoras da importância do auto exame e da procura de um médico para fazer exames preventivos.

Aliás, isso é para ser feito o ano inteiro, e não só em outubro né?

Digo para vocês que façam o auto exame todo mês, é simples, rápido, não custa nada e é um grande passo para uma possível descoberta de um tumor. Não tenham medo!

Conheço muita gente que não faz pois tem medo de achar algo errado (como a moça da novela Amor à Vida que não queria ir no médico por medo). Mas concordam comigo que é melhor achar o tumor no começo, tratar e ficar bem pro resto da vida do que deixar ele crescer e você perder a vida por isso?

Sei que muita gente vai me ler e falar: ah, ela fala isso mas tenho certeza que não faz o auto exame regularmente… RÁ, peguei vocês!

Vou contar uma história aqui que vocês não conheciam:

Quando eu tinha 14 anos eu fiz o auto exame (fiz porque via na televisão as moças fazendo e queria dar uma de mulher crescida, rsrs) e achei um nódulo! Isso aconteceu quando eu estava visitando minha avó em Pernambuco, minha mãe ficou super assustada e lá mesmo procuramos um médico, mas os poucos exames que fiz por lá não adiantaram nada.

Voltei para São Paulo, procurei um ginecologista (que é meu médico até hoje!), fiz os exames necessários e descobri o que tinha: um tumor benigno (graças a Deus!).

O nome do tumor que eu tive foi fibroadenoma. Logo que descobri o meu médico já me acalmou dizendo que não era nada grave, e que queria esperar um pouco antes de eu fazer a cirurgia. Como eu estava me desenvolvendo, alguns outros poderiam surgir então ele preferiu esperar para ter certeza que seria só aquele.

Fiquei acompanhando com ele de 6 em 6 meses para ter certeza que nada aconteceria e quando eu fiz 18 anos a cirurgia foi realizada. O tumorzinho foi retirado, foi feito a biópsia para ter certeza que era benigno e eu me recuperei muito bem.

Graças a Deus eu tive a sorte de ter um benigno, mas se eu tivesse um maligno eu teria 100% de chances de cura, já que ele foi descoberto bem no início. E tudo isso porque eu fiz o auto exame. De brincadeira, mas fiz.

Depois disso eu repito meus exames com o ginecologista uma vez por ano e faço o auto exame todo mês.

Então eu gostaria muito de pedir para todas as minhas leitoras que comecem a se cuidar. Façam o auto exame, procurem um ginecologista e façam todos os exames que ele pedir, mas não deixem de fazer isso!

Vocês são muito lindas e importantes para que uma doença dessas tire a vida de vocês! Ainda mais com uma doença que pode ser combatida facilmente desde que seja diagnosticada o mais cedo possível!

Cês prometem pra mim que vão começar a se cuidar? Amo vocês, quero perder vocês não! <3 Promessa de dedinho, tá?

Beijokas!

Comentários

comentários