O mito do shampoo sem sal

Olá!

Esses dias tava numa perfumaria, vendo as coisas da prateleira e falando pras vendedoras que eu não precisava de ajuda, e uma moça se aproximou procurando por um produto específico.

A vendedora perguntou pra moça o que ela precisava e ela respondeu: tô procurando um shampoo, meu cabelo tem progressiva. O que você me indica? E a vendedora: ah, peraí que vou pegar um shampoo sem sal pra você.

Minha reação foi essa:

esquilo-assustado

Ok ouvir isso há alguns anos atrás, quando as pessoas não tinham internet e informação suficiente.

Mas caramba, estamos em 2015, Marty McFly tá quase voltando pro futuro e ainda tem gente que acha que shampoo com sal faz mal pro cabelo e tira progressiva?

Vamos acabar de vez com esse mito nesse post! 😀

Mito do shampoo sem sal

sal-2

Quando a escova progressiva foi lançada no Brasil foi um sucesso total.

Naquela época já existia a escova definitiva mas além de não dar um resultado muito bom, era beeem caro.

Então a escova progressiva foi uma “salvação” para as pessoas que queriam um cabelo liso sem precisar gastar muito.

Com o sucesso da progressiva, um mito surgiu para aterrorizar as usuárias do produto: shampoo com sal faz mal pro cabelo e tira a progressiva mais rápido.

E pronto, todo mundo saiu correndo atrás dos “shampoos sem sal” e as empresas de cosméticos aproveitaram o mito para lançar produtos sem sal especiais para cabelos com progressiva.

Mas vamos lá começar a desmitificar o assunto.

Não existe shampoo sem sal

gato-assustado

Pois é minhas amigas, é isso mesmo que vocês estão lendo. Não existe shampoo sem sal.

“Existe sim Manu, antigamente os shampoos tinham cloreto de sódio na fórmula e agora não tem mais!”.

Pois é, isso foi uma pegadinha das empresas de cosméticos para “enganar” as consumidoras. Não enganar no sentido de dar o golpe, mas uma forma de tirar o cloreto de sódio e dizer que não tem sal para que todo mundo começasse a comprar.

O sal, conhecido como cloreto de sódio, é apenas um produto utilizado para dar corpo e engrossar o shampoo. E a quantidade para isso é mínima. Ele não faz mal NENHUM para o cabelo.

Mas como surgiu o mito e as empresas precisaram pensar em algo, o que eles fizeram? Tiraram o cloreto de sódio mas deixaram o lauril sulfato de sódio (que tem sódio no nome também, ou seja, é da mesma família do sal). E acrescentaram outro produto qualquer para deixar o shampoo mais viscoso.

Eu já falei aqui um pouco sobre o lauril sulfato de sódio (clica aqui pra ler a matéria) que é um detergente especial para cabelos que serve para retirar a sujeira dos nossos fios.

Não posso dar detalhes até porque não sou especialista no assunto, mas vou resumir: acontece uma reação química muito simples entre o lauril sulfato de sódio e a água:

Na (sódio) + Cl (o cloro da água do nosso chuveiro) = NaCl, também conhecido como cloreto de sódio.

Isso mesmo! Mesmo que não tenha sal no shampoo, a reação química da água e do lauril sulfato de sódio forma sal no nosso cabelinho!

Então o seu shampoo pode até não ter cloreto de sódio na fórmula, mas ele possui pelo menos um tipo de sal (lauril sulfato de sódio) que forma uma reação química com a água e gera cloreto de sódio do mesmo jeito.

O sal (cloreto de sódio) não faz mal para o cabelo!

O cloreto de sódio, que pode estar no seu shampoo ou ter sido formado na sua própria cabecinha, não faz mal.

Acho que vocês já devem ter aprendido na aula de química da escola a seguinte regra: o sal é solúvel em água.

E é uma regra que observamos no dia a dia na nossa cozinha também!

Então, além de ter uma quantidade mínima de sal dos shampoos e este não causar nada, saiba que mesmo que causasse, não teria problema visto que ele iria se dissolver na água e ir embora pelo ralo.

Aliás, é justamente por isso que ele foi um dos produtos utilizados para engrossar o shampoo, porque os químicos sabiam que seria um produto que iria embora com a água.

O sal não retira a progressiva!

O sal não faz nada pro cabelo. Não estraga, não resseca e NÃO retira a progressiva.

O que faz um cabelo perder o efeito da progressiva mais rápido é o shampoo com pH alto.

Quanto maior o pH de um shampoo, maior é a capacidade dele abrir as escamas da fibra capilar e com isso, maior a chance da química da progressiva sair junto.

Shampoos anti-resíduos tem o pH altíssimo e por isso não são indicados para cabelos com progressiva. Shampoos para cabelos oleosos costumam ter um pH um pouco mais alto que o normal, justamente para que ele consiga remover melhor a oleosidade e também não são indicados.

Mas os outros shampoos costumam ter um pH equilibrado, ideal para lavar os fios sem abrir demais as escamas. E esse shampoo não vai retirar a sua progressiva, mesmo tendo cloreto de sódio na fórmula. Quer dizer, o shampoo vai tirar um pouco da progressiva porque é uma química que sai com as lavagens, mas não vai tirar mais que o normal! 😉

O que faz um shampoo ter o pH alto ou baixo é a fórmula dele no geral, e o sal não faz diferença nenhuma nesse processo.

Mito do shampoo sem sal e produtos especiais para progressiva surgiu apenas no Brasil!

Se você for para fora do Brasil você não vai encontrar shampoo sem sal.

A maioria esmagadora das marcas importadas e profissionais tem cloreto de sódio na sua fórmula. Não acredita? Pode procurar!

L’Oreal Professionnel, Redken, Keune, Paul Mitchell, Kérastase, Moroccanoil, Revlon e etc…todas elas tem sal! Afinal eles sabem que sal não faz mal nenhum!

E se vocês repararem bem, vão perceber que nenhuma dessas marcas que eu citei possui uma linha especial para cabelos com progressiva.

Tem para cabelos tingidos, cabelos descoloridos, cabelos danificados, cabelos lisos, cabelos cacheados…mas para cabelos com progressiva não tem. Porque será? As estrangeiras não fazem progressiva?

Ao contrário, as estrangeiras fazem progressiva sim! Só que as marcas importadas sabem muito bem que esse lance de produto específico que ajuda a não tirar a progressiva é um mito.

Um shampoo para cabelos com progressiva é simplesmente um shampoo com pH controlado. Então não tem necessidade de ter uma linha só pra isso, já que todos os produtos das suas linhas já são assim!

Se você tem progressiva escolha um shampoo que além de ter um pH controlado, possa atender outras necessidades do seu cabelo, como por exemplo, um shampoo para cabelos danificados (já que sabemos que a química da progressiva costuma danificar os fios). Ou para cabelos tingidos caso você também tinja seu fios. Para cabelos lisos caso você goste do cabelo bem escorrido…e por aí vai!

E além de um shampoo de qualidade, é sempre bom apostar nas hidratações constantes!

Como eu vou saber o pH do meu shampoo?

Os produtos importados e profissionais geralmente tem o pH ideal para manter a saúde de um fio de cabelo, seja ele com ou sem progressiva.

Alguns nacionais vem especificando o pH já na embalagem, mas a maioria esmagadora não divulga essa informação.

Nesse caso, basta entrar em contato com o SAC da empresa e perguntar.

O pH ideal para um shampoo é levemente ácido, que pode variar entre 5 e 7. 😉


Ufa, esse post foi enorme, né?

Mas acho que consegui acabar de vez com o mito do shampoo sem sal e de quebra esclarecer algumas dúvidas sobre produtos especiais para progressiva.

Se ainda restou alguma dúvida é só comentar! 😉

Beijokas!

Comentários

comentários