Insuficiência renal em gatos
Olá!
Todas as vezes que posto foto do Mingau no veterinário no Instagram as pessoas me perguntam se ele está doente.
Bom, ele não está doente. Ele é doentinho.
Mingau tem uma doença bem comum em gatos chamada insuficiência renal. No post de hoje vou explicar para vocês o que é, como evitar que a doença apareça e quais os cuidados a se ter com seu gatinho caso ele já seja um gato renal. 😉
Insuficiência renal em gatos
A insuficiência renal em gatos assusta, já que é uma doença grave e que pode levar a morte do seu bichinho. Mas com o avanço da medicina veterinária os gatos com a doença estão ficando cada vez mais estabilizados e com menos risco de morte.
Muitos veterinários dizem que se o gato for diagnosticado no início e se for bem tratado, ele pode viver por muitos anos e com excelente qualidade de vida, vindo a morrer apenas por causas naturais, idade ou até mesmo por outra doença.
Então não tenha mais aquele pensamento arcaico de que todo gato renal vai morrer logo. Mingau está aí para provar isso! 😉
Causas
A insuficiência renal, assim como outros problemas renais são muito comuns em gatos. Isso porque alguns dos costumes deles facilitam o aparecimento de doenças nos rins.
Gatos não gostam muito de beber água parada nos potinhos e por isso acabam bebendo pouco, só o essencial. E nós sabemos que beber bastante água é primordial para a saúde dos nossos rins, né? E é primordial pro rim deles também!
Gatos também tem o costume de fazer xixi só na caixinha, que não deixa de ser um costume ótimo para nós! Mas se eles encontram a caixinha suja, as vezes acabam segurando o xixi e deixam para fazer só quando a caixa estiver limpa.
Ou se a caixa estiver muito longe deles, eles acabam segurando com preguiça de ir até lá, já que esses peludinhos são mega preguiçosos! E segurar xixi por muito tempo é outro problema que pode fazer mal aos rins.
Outro fator que pode desencadear as doenças renais são as rações de má qualidade. Algumas rações são muito salgadas, tem excesso de proteínas e substâncias químicas que podem com o tempo alterar a funcionalidade e causar problemas renais.
E por fim, a idade é um outro fator que pode desencadear insuficiência renal nos gatos. Com o tempo todos os órgãos vão trabalhando mais lentamente e o rim acaba também trabalhando com uma velocidade menor.
Tudo isso pode causar não só insuficiência, mas também cálculos renais, nefrites e até tumores.
Sintomas
Geralmente os sintomas de insuficiência renal em gatos só aparecem quando a doença está mais avançada. Por isso é muito importante que você leve seu gatinho regularmente ao veterinário para que, caso apareça alguma doença, ela possa ser tratada antes de se tornar grave.
Fique de olho caso seu peludo felino apresente os seguintes sintomas:
- Beber mais água do que de costume
- Urinar mais vezes durante o dia
- Perda de apetite
- Emagrecimento
- Vômitos constantes
- Cansaço excessivo
- Diarréia
- Fraqueza
- Feridinhas na boca
Se qualquer um desses sintomas começar a aparecer frequentemente, leve seu gatinho a um veterinário
Como diagnosticar
O veterinário vai fazer um exame físico e também pedir exames complementares para ter um diagnóstico preciso.
Na maioria das vezes é necessário a realização de um ultrassom, exames de sangue para medir o nível de creatinina e exame de urina.
Como tratar
Isso vai depender do nível de insuficiência renal que seu gato se encontra.
Em casos mais graves é necessário o tratamento através de soro intravenoso em que é necessária a internação do gato.Depois que a doença estiver estabilizada o gato sai de alta e pode ser necessário o uso do soro em casa também, que deverá ser aplicado pelo próprio dono após orientação do médico veterinário.
Em casos mais leves ou quando a doença está bem estabilizada, é necessário o uso de medicamentos de uso contínuo.
Independente de qual estágio esteja a doença, é obrigatório que o gato comece a se alimentar com ração específica para gatos renais.
Atualmente várias marcas trabalham com essas rações chamadas de medicamentosas. O gato renal precisa comer ração RENAL (não é a urinária!).
Além de tudo isso, é necessário fazer exames constantes para acompanhar a evolução da doença.
Como evitar a insuficiência renal em gatos?
Existem algumas coisas que você pode fazer para manter a saúde renal do seu gato em dia. São elas:
- Oferecer ração de qualidade desde filhote
Peça ao seu veterinário indicações de rações de qualidade, que são bem equilibradas e garantem uma bom funcionamento dos rins dos seu peludo. Eu indico: Royal Canin, Equilíbrio, Hills, VetLife, Golden, Premier.
Fuja da Whiskas, Friskies, Cat Chow e marcas muito baratinhas. Elas não são saudáveis.
- Estimular seu gatinho a beber bastante água
Coloque vários potes de água espalhados pela casa, para que ele possa vê-la em todos os lugares que frequentar. Troque a água pelo menos duas vezes ao dia.
Em dias muito quentes, coloque uma pedrinha de gelo nos potes para manter a água mais fresquinha.
E o melhor de tudo: compre uma fonte de água para seu gato. Elas mantém a água fresquinha, limpa, filtrada e em movimento, que os gatos adoram!
- Leve seu gato ao veterinário no mínimo 1 vez por ano
Muita gente só leva o gatinho ao veterinário quando ele está doente, e isso é errado.
Leve seu gato sempre ao veterinário pois só com exames físicos o médico já consegue diagnosticar possíveis doenças.
Sempre levei o Mingau no veterinário regularmente e quando ele começou a vomitar muito levei-o imediatamente ao veterinário. O diagnóstico de insuficiência renal veio rápido e bem no início da doença.
Ele ficou internado 5 dias, precisou de mais alguns dias de soro e atualmente ele toma remédio todos os dias e come apenas ração renal.
A doença não tem cura, mas está bem estabilizada. Já faz 5 anos que ele foi diagnosticado e graças a Deus está muito bem!
Outra coisa que indico, se possível, é se consultar com um médico especialista em gatos. Isso ajuda MUITO, pois eles sabem exatamente o que fazer para seu gatinho ter a melhor qualidade de vida possível.
A veterinária do Mingau é a Dra. Lilian Rocca e eu acho que o Mingau ficou muito melhor depois que começou a se consultar com ela. Ela atende em domicílio aqui em São Paulo e se você quiser entrar em contato, escreva para lilianrocca@hotmail.com. 🙂
Então se o seu gatinho foi diagnosticado, não se desespere. Siga todas as recomendações do seu veterinário que eu tenho certeza que ele ficará bem, assim como Mingau ficou! 😀
Piscadinha de que vai dar tudo certo! 😉
Beijokas!
Onde me encontrar?