5 Formas de aplicar base líquida ou cremosa
Olá!
Com tantos pincéis e apetrechos no mundo da maquiagem, fica difícil saber o que é melhor na hora de aplicar a base do seu rosto, né?
São espumas, pincéis de diferentes tipos e formas, dedos…mas afinal, qual é a melhor forma de aplicar a base?
Na verdade não existe nenhuma forma correta, a melhor forma vai depender do que você deseja pro acabamento da sua maquiagem.
No post de hoje vou falar para vocês as formas de aplicar base e qual acabamento que cada uma delas oferece, assim fica fácil escolher a forma ideal para o seu caso!
Formas de aplicar base líquida ou cremosa
1 – Pincel de base tradicional
Esse pincel é o mais conhecido, e você encontra facilmente em qualquer perfumaria por um preço bem acessível.
Ele cumpre bem sua função de passar base, porém o acabamento desse tipo de pincel é um pouco mais pesado, ou seja, oferece uma cobertura maior com um acabamento mais grosseiro.
Se essa for sua intenção, pode ser uma boa compra. Também é uma boa para caso você esteja começando no mundo da maquiagem e ainda não tem muita prática, pois esse tipo de pincel não tem muito segredo para ser utilizado.
2 – Pincel Duo Fiber
O pincel duo fiber tem a característica de ter dois tipos de fibras no mesmo pincel: naturais e sintéticas.
Enquanto as cerdas maiores espalham a base, as cerdas menores ajudam a dar um acabamento.
O resultado é um acabamento mais leve e natural. É uma boa opção para você que deseja uma cobertura menor e com cara de “nasci assim”, mesmo que a base seja um pouco mais pesada.
Antigamente só marcas estrangeiras possuíam esse pincel para vender, por isso ele custava bem caro. Mas atualmente várias marcas nacionais fabricam o duo fiber e você consegue encontrá-lo com bastante facilidade e com preço acessível.
3 – Pincel tipo kabuki
O pincel kabuki geralmente é bem gordinho e apresenta muitas cerdas, geralmente sintéticas.
O kabuki é quase que um meio termo entre o pincel tradicional e o duo fiber, pois ele consegue deixar a pele com maior cobertura e acabamento natural ao mesmo tempo.
Com ele você consegue uma pele perfeita e bem acabada, dando a impressão que você não está usando base.
O kabuki é uma boa opção para quem gosta de uma maquiagem bem feita e com boa cobertura.
Assim como o duo fiber, várias marcas nacionais já trabalham com esse tipo de pincel e por isso você pode comprá-lo facilmente em qualquer perfumaria e com preço justo.
4 – Esponja
Existem vários tipos de esponjinha para base, as que são em formato quadrado, triangular e o de gota, que é o mais utilizado e que na minha opinião, é melhor do que as esponjas tradicionais.
Com o pincel nós geralmente espalhamos a base por todo o rosto, certo? Com as esponja é diferente.
Para aplicar base com a esponja é preciso “carimbá-la” na base e ir aplicando no rosto dando leves batidinhas até cobrir tudo.
Se você utilizar a esponja seca você terá uma cobertura total, com ótimo acabamento. Ideal para quem quer cobrir tudo e mais um pouco ou em maquiagens mais elaboradas.
Porém, se você quiser uma cobertura mais natural e suave, basta umedecê-la antes. Com as esponja úmida o resultado é mais leve.
É uma boa opção ter uma dessas, já que com ela você consegue os dois tipos de cobertura: leve e total.
Antigamente só existia uma marca de esponja em gota, a Beauty Blender, que custa bem caro. Mas atualmente outras marcas também fabricam esponjinhas em gota com o preço bem mais em conta.
5 – Dedos
Essa é a forma mais barata de aplicar base, né? Hahahaha!
E engana-se quem acha que passar base com os dedos é errado. Na maquiagem não existe o certo, e sim o que é melhor para você. E se você gosta de usar os dedos, USE!
A base aplicada com os dedos geralmente deixa uma cobertura mais leve e bem natural, ideal para o dia a dia.
Os dedos ajudam a espalhar e penetrar a base na pele, por isso é o acabamento fica mais natural, com cara de “nasci assim”, hehe.
Além disso, com os dedos você não corre o risco de deixar a pele com aqueles “risquinhos” que podem ser deixadas pelo pincel.
Só é preciso ter apenas um cuidado: lave bem as mãos antes de aplicar a base com os dedos, pois a sujeira e o suor podem acabar deixando a base com um acabamento ruim, além de durar menos.
Não existe um pincel melhor que o outro, e sim o pincel que oferece o acabamento que você quer. Então o pincel correto é aquele que vai deixar sua pele do jeito que você deseja, levando em consideração o tipo de cobertura (leve ou total) e acabamento (pesado ou natural).
Eu particularmente amo o pincel kabuki, tanto que tenho 3 aqui em casa, pois com ele consigo uma boa cobertura e acabamento natural ao mesmo tempo.
Agora me conta, qual sua forma preferida de aplicar base, e por quê?
Me conta nos comentários!
Beijokas!
Onde me encontrar?