Corte bordado faz mal?
Olá!
O corte bordado virou uma febre nos salões de beleza, isso porque faz uma coisa que muita gente sempre sonhou: tirar as pontas duplas sem mexer no comprimento do cabelo!
Para quem está deixando crescer é uma mão na roda, né?
Só que com o sucesso, obviamente aparecem junto alguns mitos. E o principais mitos que rondam o corte bordado são de que ele faz mal para o cabelo, que faz o cabelo quebrar mais, que as pontas duplas voltam em dobro, que deixa os fios ralos, etc, etc, etc…
Mas será que tudo isso é verdade?
Vem comigo que no post de hoje eu vou esclarecer de vez todas as dúvidas a respeito do corte bordado!
Corte bordado faz mal?
A resposta para essa pergunta é: NÃO, desde que seja feito da forma correta!
Vou explicar:
O corte bordado pode ser feito de duas formas: com a tesoura, onde o cabeleireiro identifica onde tem ponta dupla e simplesmente corta essa pontinha fora ou com a máquina especial, que faz a mesma coisa mas de forma automática.
Só que o corte bordado não deve ser APENAS isso! A parte em que as pontas duplas são cortadas é apenas uma etapa de um tratamento, que deve ser obrigatoriamente finalizado com uma cauterização ou queratinização para devolver a queratina perdida e selar a cutícula do fio que estava aberta que mesmo depois de cortada, precisa ser selada para impedir que se abra novamente.
Além disso, o corte bordado deve ser repetido após um grande intervalo, de pelo menos 4 ou 5 meses após a primeira vez. Usar a máquina (ou fazer no salão manualmente) sempre sem respeitar o intervalo correto vai sim fazer com que as pontas fiquem ralas, afinal o você vai cortando, cortando, cortando até chegar uma hora que não tem mais ponta. E o resultado será um cabelo com pontas super ralas.
Então o que eu vejo por aí é muita gente fazendo o corte bordado de forma errada, sem fazer o tratamento final e usando sem respeitar o intervalo. Fazer o corte bordado de forma errada vai sim fazer mal para os fios, assim como qualquer outro tratamento, né? Se eu passar um creme de hidratação de forma errada no meu cabelo ele também fará mal!
Se fizer o corte bordado e fazer a cauterização/queratinização depois:
- O cabelo não vai quebrar, já que você fez uma reconstrução completa que deixará o cabelo mais resistente.
- As pontas duplas não vão voltar mais do que antes, já que elas foram seladas pelo processo de tratamento. Obviamente voltarão sim com o tempo mas de forma natural, já que pontas duplas são inevitáveis. Mas não voltarão em dobro, ao contrário, se cuidar direitinho do cabelo elas voltam em menor quantidade.
E fazendo com o intervalo correto:
- As pontas não ficarão ralas, pois elas terão tempo suficiente para se recuperar do último corte. O intervalo ideal entre um corte bordado e outro é de aproximadamente 4 ou 5 meses, mas quanto mais você conseguir espaçar, melhor.
Concluindo:
Corte bordado não faz mal! Apenas precisa ser feito de forma correta! 😉
Quer aprender a fazer o corte bordado em casa usando uma máquina genérica do Split Ender? Eu te ensino! É só clicar no play:
E aí, tem mais alguma dúvida a respeito do corte bordado?
Comenta que eu te ajudo!
Beijokas!
Onde me encontrar?