Olá!

Depois que eu fiz esse post aqui, em que eu discutia sobre tingir ou não as sobrancelhas, muitos comentários apareceram com a seguinte dúvida: resolvi tingir, mas como fazer?

Como eu tinjo as minhas sobrancelhas há um tempão, resolvi fazer o post explicando como fazer e tirar de uma vez por todas as suas dúvidas a respeito do procedimento!

como tingir as sobrancelhas

Qual tintura utilizar?

Existem algumas tinturas que são exclusivas para sobrancelhas, mas elas costumam ser caras e são bem difíceis de encontrar para comprar. A maioria dos cabeleireiros usa a tintura comum de cabelos para esse fim.

Mas é importante fazer um teste de alergia antes para que você saiba se não vai ter alguma reação. Pegue um pouco da mistura, passe em algum local do rosto sem pelos (pode ser uma parte da testa, por exemplo), deixe agir por uns 20 minutos e enxágue. Se em 24 horas a região não ficar vermelha ou irritada, você pode usar normalmente.

Clareando as sobrancelhas – para loiras

As loiras são as que mais costumam tingir as sobrancelhas, para que rosto fique mais harmonioso. O ideal nesse caso é que as sobrancelhas fiquem pelo menos 2 tons mais escuras do que a cor do cabelo, para que o resultado não fique muito artificial.

E não tem segredo nenhum: basta usar a mesma tintura que você usa no seu cabelo. Como queremos que ela fique mais escura, é necessário deixar a mistura agir por menos tempo.

Não dá para especificar um tempo ideal, pois assim como o cabelo, a sobrancelha pode clarear mais rápido ou mais devagar em cada pessoa. Então para saber o tempo de ação da tintura, é necessário fazer um teste e determinar o tempo certo para o seu caso.

O teste para descobrir o tempo ideal de pausa é simples: faça a mistura da tintura como recomendado na bula da tintura, ou seja, seguindo a recomendação da proporção entre a tintura e a água oxigenada, exatamente como você faria para tingir o cabelo, mas nesse caso, em uma quantidade menor.

Eu costumava usar meia colher de chá de tintura com 1 colher de chá de OX de 40.

Misture bem e usando um pincel de sombra (que você vai reservar só pra isso a partir de agora), passe a tintura nas sobrancelhas no sentido contrário do crescimento dos pelos, para que ela possa pegar bem da raiz. Não tenha dó e passe bastante produto, mas tenha cuidado para que não escorra para o olho.

Sente na frente do espelho e com um relógio, marque 5 minutos. Retire a tintura da sobrancelha com um algodão umedecido com água e veja a cor que ficou. Vá fazendo isso a cada 5 minutos até atingir a cor desejada. Depois veja quanto tempo ao todo você gastou para clarear e anote, para não esquecer.

O teste tem que ser feito com paciência mesmo, respeitando esse tempo de 5 minutos para que você não corra o risco de deixar sua sobrancelha clara demais.

Agora é só retocar quando for necessário fazendo da mesma forma do teste. Ao retirar o produto com um algodão, lave bem o rosto para tirar qualquer resíduo de tintura.

Quando eu era loira eu costumava deixar a tintura agindo por 10 minutos. Um dia eu passei a tintura na sobrancelha, o telefone tocou e eu fui atender. Esqueci completamente e deixei agir por 20 minutos! Fiquei praticamente albina! 😮

Então quando forem tingir as sobrancelhas, se concentrem apenas nisso! 😉

Caso acontecça um erro desses parecidos com o meu, use uma sombra marrom para escurecer por um tempo. Entre 2 e 3 semanas a sobrancelha já começa a crescer e ficar da cor original.

Vejam abaixo uma foto minha com minha sobrancelha “original” e depois com a tintura.

sobrancelhas manu loira

“Enruivecendo” as sobrancelhas

Muitas meninas quando resolvem ficar ruivas querem também deixar a sobrancelha ruiva, para combinar melhor e também para harmonizar o rosto. Eu faço isso e acho que fica muito legal e bonito.

Nesse caso, o legal é que as sobrancelhas sejam praticamente iguais ao cabelo ou que pelo menos, puxem para o loiro.

A forma de fazer é a mesma de cima, utilizando a mesma tintura do cabelo na sobrancelha e fazer o teste para descobrir o tempo ideal de pausa.

Esse procedimento foi o que eu fiz por alguns meses, mas estava meio desanimada pois assim como o cabelo, a sobrancelha também desbota e escurece rápido demais! As vezes com uma semana eu já sentia que tava escura demais.

Como a outra opção é ter a sobrancelha puxada para o loiro, eu troquei de tintura e ao invés de usar uma cor acobreada, utilizei apenas a dourada.

Atualmente eu uso a tintura 8.3 (louro claro dourado) com OX de 30 na sobrancelha por 20 minutos (proporção 1:2). O meu caso ao usar essa tintura foi bem interessante e vai funcionar também para quem tem a sobrancelha escura como a minha.

Você sabe que o cabelo castanho ao ser clareado puxa para o acobreado, certo? Como minha sobrancelha é castanha, usando uma 8.3 ela acaba puxando um pouco para o cobre. Então a minha sobrancelha fica praticamente igual ao meu cabelo e ainda posso espaçar mais o retoque, já que nessa cor ela não desbota como no ruivo puro.

Se sua sobrancelha já é clara e você só vai acobrear, pode usar a mesma tintura do cabelo mesmo. Por mais que desbote, como os tons são claros a cor que fica mesmo desbotada é bem bonita.

Agora vejam as imagens da minha sobrancelha escura depois que fiquei ruiva, e usando a 8.3:

sobrancelhas manu ruiva

Cuidados especiais

  • Já falei mas vou repetir novamente, faça sempre o teste de alergia antes de usar, mesmo que você nunca tenha tido reação a aquela marca de tintura no cabelo. A pele do rosto é muito mais sensível do que a do couro cabeludo, então o teste é primordial;
  • Muito cuidado ao passar a tintura. Use o pincel de sombra e passe apenas onde tem pelo, e fique de olho para que não caia nos olhos;
  • Use um hidratante facial antes de tingir, para ajudar a proteger mais a pele;

Restou alguma dúvida ainda sobre o assunto? Se sobrou, já sabe, é só perguntar nos comentários! 😉

Beijokas!

Comentários

comentários