Como escolher o protetor solar ideal
Olá!
Gente, que calor é esse que está no Brasil? Tá difícil viveeeer!
Tô até cantando a música do Victor Kley na minha versão: “Ô sooool, vê se me esqueceeee, e me eliminaaaaa“, hahahaah!
E se tem uma coisa que a gente não pode esquecer nesse calor do Saara é do protetor solar, né?
Mas me diz uma coisa, você sabe escolher o tipo de protetor para o seu caso? E o FPS? Sabe qual tem que ser utilizado?
É sobre esse assunto que nós vamos conversar hoje!
Como escolher o protetor solar ideal
Textura
Facial
No rosto, é importante escolher uma textura correta para não ter problemas de oleosidade ou ressecamento.
Atualmente existem versões para todo o tipo de pele, então ficou mais fácil escolher o produto certo.
Pele mista e oleosa
Não adianta usar apenas protetores oil-free, porque alguns desses tipos de protetores ainda sim aumentam a oleosidade das peles mistas e oleosas, aumentando o número de cravos e espinhas.
Nesses casos o ideal é utilizar protetores solares que além de proteger, auxiliam no controle de oleosidade da pele.
Eles deixam a pele mate e sequinha, e não aumentam a oleosidade do rosto!
Pele normal e seca
Peles normais podem usar praticamente qualquer protetor solar, mas é bom sempre testar opções que deixem a pele mais bonita.
Já as secas precisam utilizar protetores solares que possuem ação hidratante, assim a pele fica protegida e hidratada ao mesmo tempo:
Com cor
Esse protetor é ideal para quem quer dar uma leve disfarçada nas imperfeições da pele e ainda por cima se manter protegida.
Existem versões com cor tanto para peles oleosas como para peles secas. Basta escolher o produto de acordo com seu tipo de pele!
Corporal
A pele do corpo geralmente é mais ressecada, então os protetores solares hidratantes são as melhores opções nesses casos.
Como a pele fica hidratada, ela fica ainda mais preparada para receber os raios solares. Isso vai garantir um bronzeamento mais bonito e duradouro! 🙂
Qual FPS escolher?
O FPS escolhido varia de acordo com a tonalidade da sua pele. Basicamente, quanto mais escura a pele, menos proteção ela precisa.
Mas não ache a pele negra não precisa de proteção solar, hein? A pele negra não se queima com facilidade, mas o risco de câncer de pele ainda existe. Então a proteção solar é obrigatória!
Fototipos I e II – Peles muito claras
Sabe aquela pele branquinha que não se bronzeia, e que na exposição solar só fica vermelha? Esse tipo de pele se encaixa no fototipo I e II e por isso a proteção solar precisa ser alta, com proteção acima de 60.
Fototipos III e IV
Essas são as peles morenas, claras e escuras, que se bronzeiam com certa facilidade.
Nesses casos o ideal é começar utilizando um protetor com FPS alto, como o 50. Após um tempo de exposição solar o FPS pode ser diminuído para 30.
Fototipos V e VI
Essas são as pelas negras, com baixo risco de queimadura solar. Mesmo assim, como falei anteriormente, peles negras também estão propensas a sofrer com câncer de pele, por isso o FPS deve ser de 30.
Aliás é importante pontuar que o FPS mínimo para qualquer tipo de pele é o 30. Nunca use menos que isso, pois protetores com FPS menores não protegem de forma eficaz.
Agora você já sabe escolher o protetor com a textura e FPS ideais para seu tipo de pele!
Dúvidas? É só comentar!
Beijokas!
Onde me encontrar?