Umectação com óleo de rícino

Olá!

Eu sempre ouvi falar super bem do tal óleo de rícino, mas confesso que achava que ele era apenas mais um óleo comum para umectação e que não era tão diferente assim do azeite de oliva ou do óleo de coco que já estou acostumada a usar.

Então por isso nunca me interessei em comprar.

Até que essa semana fui na farmácia e resolvi comprar um, afinal é super baratinho.

Fiz a umectação com ele no mesmo dia que comprei e fiquei impressionada! O óleo é muuuuuuito bom e muuuuuuito melhor que o azeite e o óleo de coco!

Vou contar um pouquinho sobre ele e contar pra vocês como usá-lo para umectação, combinado?

Benefícios do óleo de rícino

oleo-de-ricino-umectacao-2

O óleo de rícino é extraído da semente de mamona, por isso ele também é conhecido como óleo de mamona.

Esse óleo tem inúmeros benefícios! Ele é antioxidante, cicatrizante, laxante, hidratante e anti-inflamatório. Muito bom, né?

O óleo de rícino é utilizado há muito tempo, desde o antigo Egito, pois ele possui propriedades medicinais e ainda é muito utilizado até hoje para algumas doenças como constipação, distúrbios menstruais, inflamações, enxaquecas e problemas gastrointestinais.

Mas esse blog é de beleza, e o assunto hoje aqui é usá-lo para ficar mais bonita!

O óleo de rícino é excelente para fortalecer os fios do cabelo, desde a raiz, e por isso é um excelente produto para ser usado contra a queda capilar e para estimular o crescimento.

Muitas meninas na internet dizem que ele funciona mesmo e que o cabelo cresce bem mais rápido se utilizá-lo com bastante frequência.

O óleo também pode ser usado para hidratar a pele, para tratamento de acne, melhorar cicatrizes, prevenir estrias, para hidratar pés ressecados, hidratar cutículas e fortalecer as unhas.

No cabelo, além de estimular o crescimento e melhorar a queda, o óleo de rícino encorpa os fios finos deixando-os mais fortes e resistentes à quebra, hidrata, dá brilho, diminui o frizz e repara pontas duplas.

Minha gente, vou encher uma caixa d’água de óleo de rícino e tomar banho com ele, hahaha!

Umectação com óleo de rícino

Vocês provavelmente já leram isso em todos os blogs que falam sobre esse óleo, mas vou frisar: usar ele sozinho é MUITO difícil.

O óleo é muito espesso e é bem difícil para aplicar. Ele não gruda direito no cabelo, os fios grudam nas mãos e é bem difícil para espalhar.

O ideal é sempre misturar com um outro óleo que você gostar, mas lembre-se apenas que esse outro óleo precisa ser 100% vegetal, ok?

Da primeira vez eu usei puro e foi bem difícil aplicar, mas da segunda vez (estou com o óleo na cabeça enquanto escrevo esse post) eu misturei com azeite de oliva extra-virgem e foi beeeem mais fácil!

A proporção da minha mistura foi 1:1, ou seja, misturei o óleo de rícino e o azeite de oliva em quantidades iguais.

O óleo de rícino tem um cheiro bem estranho, tipo de mato velho, sabe? Tem gente que acha insuportável, mas não achei tão péssimo assim. É ruim, mas é “cheirável”, hahaha!

Misturando com outro óleo o cheiro fica bem mais fraco. Se você achar o cheiro muito ruim opte por misturar com óleo de coco, que tem um perfume mais gostosinho e vai disfarçar melhor o cheiro do rícino.

Apliquei a mistura dos óleos no cabelo assim como faço em toda a umectação, passando da raiz as pontas e massageando bem. Se você tem alguma dúvida na aplicação, veja esse passo a passo que eu montei, não tem erro:

umectacao-capilar

Como o óleo de rícino tem uma ação especial no couro cabeludo, eu fiz uma massagem vigorosa na raiz do cabelo com as pontas dos dedos para que o óleo penetrasse bem.

Em toda umectação o ideal é que você fique no mínimo 2 horas com o óleo no cabelo, mas quanto mais tempo você ficar, melhor.

Da primeira vez fiquei 3 horas e já tive um resultado ótimo, mas das próximas vezes pretendo dormir com ele no cabelo.

Resultado da umectação com óleo de rícino

Genteeeeee! Melhor umectação da vida!

Lavei meu cabelo como sempre faço nas umectações, usando um shampoo transparente (usei o Pantene Brilho Extremo), shampoo hidratante e uma máscara de hidratação leve.

Quando enxaguei já senti meu cabelo bem mais macio e hidratado. Sequei ele só com secador (com protetor térmico) e não passei chapinha.

O cabelo ficou super comportado, com menos frizz e com as pontinhas mais reparadas. Super amei!

Só que além disso, eu realmente percebi que o fio do meu cabelo estava mais encorpado e forte. E eu nunca tinha sentido isso com nenhum outro óleo que usei.

Com o óleo de coco e azeite o meu cabelo fica com menos frizz e mais brilho, ok. Mas mais forte e reparado? Nunca! Só senti isso usando o óleo de rícino. Isso utilizando 1 única vez!

Imagina usar esse troço direto? O meu cabelo vai ficar mega forte!

Ameeeeei!

E pensando pelo lado que ele deixa o cabelo forte desde a raiz, faz muito sentido que ele auxilie no crescimento.

Só que segundo as meninas de quem eu assisti os vídeos, o certo é usar o óleo de rícino no mínimo duas vezes por semana por pelo menos 3 meses para que o resultado seja satisfatório.

Como a minha intenção aqui não é estimular crescimento, não vou fazer nenhum antes e depois. Mas se eu perceber que ele cresceu mais eu aviso pra vocês, combinado?

Paguei R$5,00 num pote de 60ml, muito baratinho! E eu ainda paguei “caro”, pois vi esse frasco em outras farmácias custando por volta dos 3 reais.

Vale super a pena!

Indico essa umectação para todos os tipos de cabelo, mas principalmente para cabelos com química, como tinturas e descolorações. As químicas costumam deixar o fio super frágil e quebradiço, e o óleo de rícino fortalece o fio de verdade.

Ah, você encontra o óleo de rícino pra vender em qualquer farmácia! 😉


Faz na sua casa e me conta o que você achou!

Beijokas!

Comentários

comentários