Olá!

Ultimamente vejo muita coisa na blogosfera, algumas coisas bem legais e outras quem me deixam bem preocupada.

Vejo vários blogueiros que fazem publieditoriais (posts pagos) “disfarçados” de posts comuns, para enganarem os leitores que aquele post foi feito de forma voluntária, ou blogueiras que falam bem de determinado produto só porque ganharam dinheiro com aquilo. E quem perde com tudo isso? O LEITOR!
Quando uma pessoa está folheando uma revista ela sabe que tudo ali é propaganda, e que a marca pagou para que aquele produto aparecesse ali.

Os blogs já são um pouco diferentes. Na grande maioria das vezes postamos nossas experiências reais e gostamos de dividí-las com outras pessoas, apenas pelo prazer de fazer isso. Foi assim que comecei com o Desejos de Beleza, e assim pretendo continuar. Acontece que tudo na vida que é feito com carinho e amor cresce! Assim como criamos um filho, como cuidamos de um animalzinho de estimação, e assim como acontece com nossos blogs.

O resultado do crescimento dos blogs fez com que eles se tornassem um veículo de comunicação tão rentável que muitas empresas resolveram investir pesado na propaganda, e aí surgiram os banners pagos e os publieditoriais.

Mas o que são publieditoriais, Manu? Os publieditoriais são posts pagos, ou seja, posts que estão nos blogs porque alguma empresa pagou para eles estarem ali. E errado fazer isso? NÃO! Se um blog começa a crescer e ter uma popularidade grande, porque não poder ganhar dinheiro com ele? Existe coisa melhor do que ganhar dinheiro fazendo algo que gosta? O problema aí é a índole de quem faz esse tipo de propaganda, e aí voltamos novamente no assunto que comecei falando no post.

Não há nada errado em fazer um publieditorial, desde que fique BEM claro para o leitor que aquele post está ali por causa de um investimento, assim ele pode muito bem discernir a informação e falar: Opa, isso aqui não é a opinião da blogueira, é apenas uma propaganda. Quando você vê televisão você assiste a propagandas, e quando você lê um jornal ou revista você também lê propaganda. Qual o problema de ter uma propaganda em um blog? Nenhuma, desde que você saiba que aquilo é apenas um informe publicitário.

Um texto super legal e que diz tudo o que eu penso saiu no Papo de Homem. É um texto super interessante e eu recomendo a leitura.

O que acontece é que vejo muuuuuita gente por aí mascarando o publieditorial. Colocando o post como se fosse mais um qualquer, sem mostrar de forma alguma que aquilo é um publi, ou pior ainda, quando diz usar e amar um produto sendo que na verdade só falou aquilo porque ganhou dinheiro para isso. Isso para mim é má índole e nada mais é do que ENGANAR os leitores, leitores esses que fizeram os blogs alcançarem o patamar que estão.

Como a coisa mais importante para mim no blog são vocês, e a coisa ainda mais importante que isso é a confiança que vocês tem em mim, desenvolvi quatro pequenos banners para sinalizar vocês sobre as coisas que encontrarão no blog. Acho que essa é a melhor forma de manter a transparência entre mim e vocês:

Produto comprado por mim: Eu sempre tento comprar produtos novos e diferentes, para matar minha curiosidade e também para fazer resenha para vocês. Obviamente a minha opinião é sempre a mais real possível, afinal foi um produto pago pelo meu rico dinheirinho. Quando eu comprar um produto, vocês verão no fim do post essa imagem:

produto comprado por mim novo

Produto recebido pela Marca: Como todos vocês sabem, algumas empresas mandam produtos para que eu teste e dê minha opinião a respeito do que achei. Existem duas coisas que vocês precisam saber:

  1. Não importa se eu gostei ou não do produto, eu SEMPRE vou falar minha real opinião, sendo o produto enviado pela assessoria ou comprado por mim. Se eu gostei eu vou falar que gostei, se não gostei vou falar que não gostei. Quando uma empresa entra em contato comigo falando que vai enviar o produto, ela já é avisada que vou postar o que achei independente se tiver gostado ou não. Se por acaso a empresa achar que eu não devo postar o produto que não gostei, eu já aviso que é melhor nem me enviar.
  2. Não é por que não gostei de um produto que ele é ruim. Lembrem-se que temos pele, cabelos e gostos diferentes, e nem sempre algo que não tenha dado certo para mim vai dar errado com vocês também.

Quando o produto tiver sido enviado pela assessoria no final do post vocês vão ver essa imagem:

produto enviado pela assessoria novo

Release enviado pela assessoria de imprensa e postado no blog gratuitamente, apenas a título de informação: Eu recebo muitos e-mails de assessorias falando sobre vários produtos. Alguns acho que não são legais e não tem a ver com o blog, mas outros muito interessantes que eu acredito que vocês vão gostar de saber. Aliás, sempre que vejo ou leio algo a primeira coisa que penso é: Será que os leitores vão gostar de saber? Se a resposta é positiva, eu coloco no blog. Acontece que tem muito blogueiro por aí que aproveita esse “lance” de posts de assessorias e joga um publieditorial no meio. Aí o leitor vê, acha que o blogueiro postou porque quis sendo que na verdade só está ali pois foi pago para isso.
Isso NUNCA vai acontecer do Desejos de Beleza, e quando eu postar alguma informação que achei legal e postei porque quis de verdade, vocês verão no fim do post essa imagem:

release assessoria novo

Já ficou claro na imagem mas quero apenas frisar: Quando posto algum release de assessoria, não significa necessariamente que eu usei e gostei do produto, que eu pretendo comprar ou coisa do tipo. Eu postei a informação porque é algo que acho que vocês gostariam de saber, porque gosto da marca ou simplesmente porque achei interessante divulgar.

Publieditorial: Quando eu postar um publieditorial vocês SEMPRE serão avisados disso, SEMPRE. Para isso, além do post ser categorizado na categoria “Publicidade”, no final de cada post vocês verão essa imagem:

publieditorial novo

Eu na verdade iria utilizar o mesmo selo que alguns blogueiros estão utilizando, criado pelos meninos do Papo de Homem com a Campanha da transparência online. Mas achei melhor fazer um parecido com os outros e utilizei a mesma frase da campanha. E vocês precisam saber mais algumas coisas a respeito dos publieditoriais aqui do Desejos de Beleza.

  1. Os publieditoriais NÃO expressam minha opinião. Quando algo aparecer aqui como um publi, o post será feito de forma descritiva e informativa sem falar o que eu acho a respeito do assunto. É apenas um espaço publicitário.
  2. Não é porque é um espaço publicitário que eu vou postar qualquer coisa por aqui. No Desejos de Beleza só entram coisas que eu gosto e acho legais. Se uma empresa X que eu nunca vi na vida quiser anunciar aqui no blog eu simplesmente vou dizer NÃO. Não vou colocar aqui para vocês algo que eu não gostaria para mim. Então todos os publieditoriais que poderão surgir aqui são de marcas que eu confio e que tenham a ver com a temática do blog.

Ufa, o post foi longo mas acho que consegui expor tudo a respeito do que eu penso. Saibam que nada e nem dinheiro nenhum pode comprar a confiança que vocês tem em mim, e por isso aqui no Desejos de Beleza eu vou ser sempre o mais clara e transparente possível. Qualquer dúvida que vocês tenham comentem, que eu faço questão de responder um a um para que o meu relacionamento com vocês seja o mais claro e fiel possível!

Beijokas!

Comentários

comentários