10 dicas para tingir o cabelo em casa

Olá!

Eu juro pra vocês que ainda farei um vídeo explicando como faço para tingir meu cabelo em casa. É que preciso tomar coragem para aparecer frente as câmeras toda horrorosa com tinta no cabelo, hahaha!

Mas calma que logo, logo eu farei, combinado?

Enquanto isso, vou dar algumas dicas aqui no blog de como tingir o cabelo em casa para que você consiga um bom resultado de cor sem precisar ir a um cabeleireiro

Vamos conferir?

10 Dicas para tingir o cabelo em casa

tingir-o-cabelo-em-casa-2

1 – Escolha um lugar claro e arejado

Ao tingir seu cabelo é muito importante que você possa enxergar bem onde está passando a tintura, principalmente no retoque de raízes.

Se o lugar for escuro talvez você não enxergue a raiz crescida muito bem e acabe ficando com alguma parte sem tingir.

Então escolha um lugar da sua casa que seja claro e também arejado, já que algumas tinturas possuem um cheiro forte que pode irritar seu nariz e seus olhos.

Eu sempre tinjo no meu quarto, de dia, com todas as janelas abertas!

2 – Penteie muito bem o cabelo

Antes de tingir seus fios, penteie bem o cabelo até que fique totalmente desembaraçado. Isso vai te ajudar a conseguir separar as mechas com mais facilidade e impedir que o cabelo fique quebrado.

3 – Separe o cabelo em várias partes

A maioria das pessoas gosta de separar o cabelo em 4 partes antes de tingir, essa é a forma que os cabeleireiros fazem.

Mas eu particularmente gosto de dividir em várias partes, pois assim facilita aplicação e com isso consigo que a tintura chegue em toda a raiz.

Eu divido mais ou menos assim:

A parte da frente divido em duas (esquerda e direita), a do meio em duas e a de trás também em duas. No total eu divido o cabelo em 6 partes.

4 – Proteja seu cabelo

A tintura costuma ressecar os fios e por isso é  importante que você proteja as partes mais ressecadas ou danificadas do fio antes de aplicação.

Utilize algum óleo de tratamento como o óleo de Argan, Cártamo, Macadâmia, etc na parte mais ressecada, que costuma ser da metade do cabelo até as pontas.

Não se preocupe, a tintura vai agir mesmo com o óleo nos fios. O óleo vai apenas impedir que a área fique ainda mais ressecada com a ação da tintura. 😉

5 – Proteja sua pele

Se você for tingir seu cabelo com cores escuras, o ideal é proteger a pele para evitar que ela fique com manchas de tintura.

Utilize um creme de hidratante em toda a região ao redor do couro cabeludo como nuca, resta, lateral do rosto e orelhas.

6 – Prepare a tintura na hora da aplicação

Misture a tintura e a água oxigenada apenas na hora da aplicação.

Ao fazer a mistura a tintura já começa a oxidar e para um melhor resultado, é melhor que se aplique imediatamente após a preparação.

Então penteie o cabelo, separe, proteja, coloque as luvas e só depois de tudo isso é que você vai misturar a tinta, combinado?

7 – Utilize um pincel

Por muito anos eu usei aqueles tubinhos de tintura que vem em tinturas de farmácia e achava que daquela forma é mais fácil para aplicar.

Mas na verdade, o pincel facilita bem mais!

Com o pincel você consegue dosar a quantidade de tintura que você quer e ao aplicar, ele mesmo já vai fazendo o trabalho de espalhar a tinta na região aplicada.

Com o tubinho você precisa passar e depois usar os dedos para espalhar, o que faz o trabalho ser mais demorado e com chances de que alguma parte do cabelo não receba a tintura.

Sem contar que ao passar o pincel, você sente onde ele está sendo passado e isso facilita a aplicação, pois você sabe exatamente onde já tingiu e onde falta tingir.

E para finalizar os benefícios do pincel, tenho a impressão que com ele você economiza mais tintura. 😉

8 – Aguarde o tempo de ação correto

Siga as recomendações do fabricante da tintura e deixe-a agindo pelo tempo correto.

Não enxague antes e nem depois, pois ela foi desenvolvida para agir no tempo especificado. 😉

9 – Enxague totalmente a tintura

Deixar a tintura no cabelo pode ressecar demais e causar danos irreparáveis aos fios.

Por isso que é importante que você enxágue bastante até que todo o resíduo de tintura saia dos fios.

Você pode inclusive, se desejar, usar um shampoo para lavar o cabelo após tingir. Para entender melhor o assunto, acesse esse post:

É preciso lavar o cabelo com shampoo após tingir?

10 – Hidrate bem o cabelo

Após tingir os fios é importante que você hidrate o cabelo, pois isso vai devolver a hidratação perdida durante o processo de coloração, vai deixar os seus fios mais saudáveis e a cor vai durar por mais tempo.

Eu recomendo sempre o uso de uma máscara de reconstrução após a tintura. 😉


E aí, gostaram das dicas?

Me contem no comentários!

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

6 comments

  1. Olá, tenho luzes, mas to com vontade de pintar inteiro de loira, será que as lues vão ficat r com outro tom?

      1. Dependendo do tom do seu cabelo natural só a tintura não vai dar conta de platinar igual ao da Flávia.
        Se for escuro vai ter que ser feita uma descoloração.

        Beijokas!

  2. Olá eu tenho luzes e pintei o cabelo de ruivo igora 8.77, amei o ruivo mais as luzes estão mais claras conforme eu pintar a 2 vez ele uniformiza mais ? E se pintar com henna uniformiza a cor?
    Bjos …

    1. Demora um bocado pra uniformizar as luzes com o resto do cabelo…vai ter que tingir várias vezes e as vezes não fica totalmente igual a parte do cabelo que estava natural antes de tingir. E nem a henna dá jeito, tem que ter paciência!

      Beijokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *