Sobre blogs fitness e dietas da moda – Você está fazendo isso errado!

Olá!

Eu ando bem assustada com certas coisas que ando vendo e lendo por aí, e como eu sou mega preocupada com vocês, achei que valia a pena escrever um post sobre isso.

A internet trouxe muita coisa boa pra gente. Além de reaproximar pessoas, nos fornece várias informações sobre diversos assuntos.

Está com alguma dúvida? Joga no Google que provavelmente você vai encontrar vários links a respeito do que você está procurando.

Tem muita coisa boa na internet, muita informação de qualidade! Mas para cada informação boa que você encontra, tem pelo menos 5 induzindo ao erro. E é preciso saber filtrar sobre o que é ou não relevante em um mar de sites e blogs.

blogs fitness e dietas da moda

A primeira coisa que me preocupa são os blogs fitness. Mas vejam bem, não estou generalizando hein?

Tem muita coisa legal e de bons profissionais na internet! Só que eu tô vendo MUITA gente que não está preparada indicando o uso de determinados suplementos, falando de algumas dietas e indicando exercícios sem a menor base para isso.

E a segunda coisa que me preocupa são as dietas da moda!

Emagrecer e ganhar massa muscular não é igual a receita de bolo, que basta seguir certinho que no final dará certo.

Cada ser humano é diferente e reage diferente frente a alimentação, exercícios e suplementação. Se fosse igual receita de bolo, várias profissões não precisariam nem existir. Afinal, para quê servem os professores de educação física, nutricionistas e médicos, se é o Google faz tudo isso por você, correto? Errado, erradíssimo!

Mas é exatamente isso que as pessoas estão fazendo: entrando na internet, acessando o primeiro site ou blog sobre dieta e atividade física e fazendo tudo o que está escrito lá. Só que além de não conseguir atingir os resultados, você pode colocar sua saúde em risco.

Vamos a alguns exemplos:

Suplementos alimentares

Os suplementos são ótimas alternativas para como o próprio nome diz, ser um suplemento para a sua dieta.

Eles podem vir em cápsulas, shakes ou em pó para serem misturado na sua bebida.

Só que o excesso ou a falta de alguma vitamina específica na SUA dieta pode causar muitos problemas na sua saúde. Vamos exemplificar melhor:

– José e vegetariano, leu na internet que proteína é ótimo para ganho de massa muscular e como não come carne, isso poderia atrapalhar seu desempenho na academia.
Ele vai lá e começa a tomar o suplemento de proteína sem nenhum acompanhamento.
O que José não sabe é que alguns dos alimentos que fazem parte da dieta dele, mesmo sendo vegetariano ou vegano, são ricos em proteínas, como feijão, brócolis, soja, trigo e etc, ou seja, ele não precisa de nenhum tipo de suplemento pois já tem a quantidade de proteína necessária em sua alimentação. Como ele não sabe disso continuou a tomar o suplemento.
O resultado: José ficou com problemas graves no rins, um dos problemas causados pelo excesso de proteína no corpo.

Se José tivesse se consultado com uma nutricionista, ela saberia indicar um suplemento com a quantidade ideal de proteínas para que ele conseguisse ganhar massa muscular sem sobrecarregar seus rins!

Exercícios físicos

Exercícios físicos são excelentes e imprescindíveis para uma melhor qualidade de vida. Em um primeiro momento, não há muitas contra indicações, qualquer um pode fazer exercício físico. Mas não é seguro sair por aí correndo por 1 hora na esteira e levantando 100kg no legpress sem nenhum tipo de acompanhamento.

Primeiramente é preciso que você se consulte com um cardiologista, para saber se está tudo bem com seu coraçãozinho. Se estiver tudo ok, basta começar a se exercitar. Se tiver algum probleminha, talvez você precise tratar antes ou ter mais cuidado com o exercício a ser realizado. Assim como é importante fazer exercícios de cárdio e fortalecimento muscular sempre com orientação de um professor de educação física, que saberá te orientar quanto tempo você precisa de exercícios aeróbicos e a quantidade ideal de carga para seu objetivo, bem como a quantidade de séries e tempo de repouso.

Vamos a outro exemplo:

– Maria quer ter coxas de Sabrina Sato, e leu no site de uma revista fitness que o agachamento é o exercício mais indicado pra isso. Leu também que Sabrina faz o exercício com uma carga de 80kg.
Maria tem escoliose e sente dores na coluna, mas no Google ela leu que qualquer pessoa pode fazer então foi lá e começou a fazer o exercício com a mesma carga da Sabrina.
O resultado: Por excesso de pressão na coluna e pela escoliose que ela já tinha, um disco inter vertebral “escorregou”, causando uma hérnia de disco.

Se Maria fosse orientada por um personal trainer ou instrutor da academia, ele teria procurado um outro exercício de fortalecimento de coxa que não forçasse a coluna dela, e orientaria que ela procurasse um ortopedista e fisioterapeuta para tratar de sua coluna!

Emagrecimento e dietas da moda

Esse é um problema que ocorre desde muito antes da internet. Aliás, eu me lembro quando adolescente de ler nas capas de revista: Dieta exclusiva que faz perder 10kg em 1 mês!

Eu nunca tive problemas de peso, mas eu acreditava no que lia nas revistas. E provavelmente se eu fosse gordinha eu com certeza iria tentar fazer.

Só que a verdade é que dieta também não é receita de bolo e nenhuma dieta restritiva faz bem para a saúde. Se fosse fácil assim não existia ninguém gordinho no mundo né?

Novamente eu repito: cada corpo é uma sentença, e o fator responsável por engordar ou emagrecer em cada pessoa é diferente! Tem gente que come carboidrato e não engorda, mas em compensação come 1 doce e o ponteiro da balança sobe. O contrário também pode acontecer.

Além disso as dietas que não são equilibradas podem causar um risco enorme para a saúde.

Dieta da sopa, carboidrato, shake, pontos, Atkins, Dukan…TODAS essas dietas loucas são extremamente prejudiciais.

A Dukan por exemplo, que está super na moda, pode causar sérios riscos. O negócio é tão sério que o Dr Pierre Dukan PERDEU sua licença e não pode mais exercer sua profissão, além de ter sido processado e condenado a pagar 6 mil euros para uma ex paciente por violar regras da ética médica.

Um recente estudo da Universidade de Granada, na Espanha, mostra que dietas baseadas somente em proteínas, como é a dieta Dukan, são extremamente prejudiciais à saúde dos rins (como exemplifiquei lá em cima na parte de suplementos).

Então se você quer emagrecer com saúde, primeiro procure um médico para fazer um check-up geral e descobrir se o problema é hormonal ou apenas alimentar. O médico indicado para isso é um endocrinologista!

Depois procure uma nutricionista, que vai avaliar sua dieta, seu estilo de vida, e te indicar algo que vai ser ideal para o SEU caso!

E claro, procure uma academia para realizar exercícios físicos com acompanhamento!

Mas Manu, então todos os sites na internet são errados e eu não posso acessar nenhum?

De forma alguma! Tem muita coisa boa na internet, só é preciso saber filtrar! Vou deixar aqui embaixo sugestões de sites que eu indico para quem quer saber mais sobre dieta e atividade física!

Santa Dieta – Vanessa Musskopf conta em seu blog que perdeu 15 kg quando….parou de fazer dieta! Ela entendeu que dieta não resolve e que para emagrecer é preciso se alimentar de forma adequada.

Acredita, Bonita! – Penélope Nova (isso, aquela da MTV!) dá várias dicas sobre dieta e atividade física. Mas o legal dela é que ela “mata a cobra e mostra o pau”, ou seja, tudo que que tá no site é super explicado e baseado em estudos que ela pesquisa. Os posts costumam ser enormes, mas vale a pena ler cada palavra!

Saúde na rotina – Diego Paladini é mestre em educação física, ou seja, o cara sabe mesmo do que tá falando! No site ele dá dicas de dieta e atividade física, com alguns toques de humor. Nesse post ele fala dos riscos das dietas zero carboidratos com um vídeo bem engraçado!

Blog da Mimis – Michele Franzoni conta no seu blog como perdeu 33 kg com reeducação alimentar e exercícios físicos, SEM medicamentos e estimulantes.

Esses são alguns dos blogs que acesso com frequência e indico para que vocês acompanhem!

Então vamos recapitular: Nada de sair por aí fazendo qualquer coisa que vê na internet ou dietinhas da moda, hein? Muito menos usando medicamentos e suplementos só porque algum site indicou!

Se você quer ter um corpo perfeito com saúde, procure sempre profissionais qualificados para isso!

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

2 comments

  1. Como é bom voltar de férias e ter vários posts pra ler! rs. Bom Manu, minha opinião sobre o assunto é que dietas não adiantam muito sabe, não sou especialista no assunto, mas por experiência própria acho que o que realmente adianta é uma reeducação alimentar! Não adianta se jogar numa dieta que talvez até emagreça, mas que também vai trazer vários riscos, se depois sua alimentação volta ao “normal” e você engorda tudo de novo. O correto na minha opinião, seria tentar se reeducar na alimentação mesmo, comer menos doces, menos frituras, por que não é só a estética né, mas também isso é questão de saúde!
    Beijos

    1. Seja bem vinda de volta Thais!
      Exatamente isso, dietas não funcionam! Agora, uma boa reeducação alimentar é a forma certa de se perder peso com saúde!

      Beijokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *