Outubro Rosa – #Giropelavida

Olá!

Na última quinta feira fui convidada pela Avon para participar da ação #giropelavida, que celebra os 20 anos da campanha Avon Contra o Câncer de Mama.

E a Avon escolheu o mês de outubro para fazer essa campanha, já que é nesse mês que é comemorado o Outubro Rosa, campanha realizada em diversos países no mundo para conscientização das mulheres a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

outubro rosa

A Avon instalou no estacionamento do Shopping Eldorado uma linda roda gigante cor de rosa, em que as pessoas poderiam ir e além de se divertir, ter mais informações e orientações a respeito do câncer de mama, doença que mais causa morte entre as mulheres. 🙁

#giropelavida

Só que as mortes só acontecem porque na maioria das vezes as mulheres só procuram atendimento médico quando a doença já está avançada. Se o câncer é descoberto logo no início, as chances de cura chegam até a 95%.

A ação da Avon #giropelavida já acabou (foi até ontem, snif, snif), mas o Outubro Rosa não! Por isso eu quis vir aqui fazer  post para alertar todas as leitoras da importância do auto exame e da procura de um médico para fazer exames preventivos.

Aliás, isso é para ser feito o ano inteiro, e não só em outubro né?

Digo para vocês que façam o auto exame todo mês, é simples, rápido, não custa nada e é um grande passo para uma possível descoberta de um tumor. Não tenham medo!

Conheço muita gente que não faz pois tem medo de achar algo errado (como a moça da novela Amor à Vida que não queria ir no médico por medo). Mas concordam comigo que é melhor achar o tumor no começo, tratar e ficar bem pro resto da vida do que deixar ele crescer e você perder a vida por isso?

Sei que muita gente vai me ler e falar: ah, ela fala isso mas tenho certeza que não faz o auto exame regularmente… RÁ, peguei vocês!

Vou contar uma história aqui que vocês não conheciam:

Quando eu tinha 14 anos eu fiz o auto exame (fiz porque via na televisão as moças fazendo e queria dar uma de mulher crescida, rsrs) e achei um nódulo! Isso aconteceu quando eu estava visitando minha avó em Pernambuco, minha mãe ficou super assustada e lá mesmo procuramos um médico, mas os poucos exames que fiz por lá não adiantaram nada.

Voltei para São Paulo, procurei um ginecologista (que é meu médico até hoje!), fiz os exames necessários e descobri o que tinha: um tumor benigno (graças a Deus!).

O nome do tumor que eu tive foi fibroadenoma. Logo que descobri o meu médico já me acalmou dizendo que não era nada grave, e que queria esperar um pouco antes de eu fazer a cirurgia. Como eu estava me desenvolvendo, alguns outros poderiam surgir então ele preferiu esperar para ter certeza que seria só aquele.

Fiquei acompanhando com ele de 6 em 6 meses para ter certeza que nada aconteceria e quando eu fiz 18 anos a cirurgia foi realizada. O tumorzinho foi retirado, foi feito a biópsia para ter certeza que era benigno e eu me recuperei muito bem.

Graças a Deus eu tive a sorte de ter um benigno, mas se eu tivesse um maligno eu teria 100% de chances de cura, já que ele foi descoberto bem no início. E tudo isso porque eu fiz o auto exame. De brincadeira, mas fiz.

Depois disso eu repito meus exames com o ginecologista uma vez por ano e faço o auto exame todo mês.

Então eu gostaria muito de pedir para todas as minhas leitoras que comecem a se cuidar. Façam o auto exame, procurem um ginecologista e façam todos os exames que ele pedir, mas não deixem de fazer isso!

Vocês são muito lindas e importantes para que uma doença dessas tire a vida de vocês! Ainda mais com uma doença que pode ser combatida facilmente desde que seja diagnosticada o mais cedo possível!

Cês prometem pra mim que vão começar a se cuidar? Amo vocês, quero perder vocês não! <3 Promessa de dedinho, tá?

Beijokas!

Comentários

comentários

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.