Mitos e verdades sobre crescimento dos cabelos

Olá!

Você tá deixando seu cabelo crescer?

Provavelmente já deve ter ouvido várias histórias a respeito do assunto, né?

Coisas do tipo:

  • Tem que cortar o cabelo a cada  3 meses
  • Não pode cortar o cabelo na lua minguante
  • Tem que usar shampoo de cavalo pro cabelo crescer

E por aí vai!

Mas qual dessas histórias que a gente ouve é verdade? No post de hoje vou contar pra vocês qual dessas dicas são realmente verdades e quais são mentiras, ok?

Mitos e verdades sobre o crescimento dos cabelos

1 – O crescimento acontece de dentro pra fora?

VERDADE!

O crescimento dos cabelos acontece de dentro pra fora, então ficar usando inúmeros produtos na raiz do cabelo nem sempre vai ajudar.

Calma, não estou dizendo que as vitaminas e shampoos especiais que a gente usa no cabelo não servem, ok? Ao contrário, esses produtos podem ser muito benéficos para os fios, se o seu problema de crescimento for causado por excesso de oleosidade, fraqueza do fio de cabelo, caspa, esse tipo de coisa.

Agora, se o seu cabelo não cresce por falta de vitaminas, não adianta usar essas coisas, você precisa repor essas vitaminas de dentro pra fora, seja na alimentação ou por suplemento.

Para saber se o seu problema é interno ou externo, consulte um dermatologista.

2 – É preciso cortar o cabelo a cada 3 meses para que o cabelo cresça?

MITO!

Se você quer manter o seu corte de cabelo em dia o ideal é sim que você passe a tesoura a cada 3 meses, pois é mais ou menos o tempo que o cabelo leva pra perder o corte.

Mas se você quer deixar o cabelo crescer não tem porque ficar cortando a cada 3 meses, pois assim você vai demorar muuuuito mais tempo para alcançar o seu objetivo.

Muitos cabeleireiros falam que é preciso cortar a cada 3 meses para manter o fio saudável, mas se você cuida direitinho do seu cabelo dá para segurar o corte por pelo menos 6 meses sem estragar os fios.

Se você não costuma usar secador e nem chapinha dá para ficar até mais tempo sem cortar!

Mas se as suas pontas estão muito danificadas não tem muito jeito, o corte é sim necessário. Não porque vá atrapalhar o crescimento em si, até porque cabelo cresce da raiz, mas sim porque as pontas danificadas acabam se quebrando, mantendo sempre o comprimento do seu cabelo no mesmo lugar.

Nesse caso o ideal é que você corte e retire todas as pontas danificadas e trate bastante dos fios. Depois corte novamente só quando elas estiverem danificadas de novo, mas não antes de 6 meses.

3 – Cortar o cabelo na lua minguante faz meu cabelo crescer menos? E cortar o cabelo na lua crescente faz crescer mais?

MITO!

Mito, gente! Não importa em que época do mês você corte o cabelo, ele crescerá na velocidade que está acostumado!

4 – Usar shampoo de cavalo acelera o crescimento?

MITO E VERDADE!

A história do shampoo de cavalo é mito de um lado e verdade do outro.

A parte do mito é que o shampoo de cavalo em si não vai fazer seu cabelo crescer mais rápido. E nem é indicado, já que o produto é feito para uso veterinário e não sabemos o que pode causar no nosso cabelinho, né?

Mas a parte da verdade é que shampoos de cavalo geralmente tem vitamina A, e a vitamina A é excelente para estimular o crescimento dos fios, tanto nos alimentos como no uso externo.

Então as pessoas que usavam shampoo de cavalo viam o cabelo crescer por causa da vitamina A e não por ser shampoo de cavalo, entenderam?

Para resumir: não usem shampoo de cavalo, não é indicado. Mas procurem produtos com vitamina A, pois eles estimulam o crescimento dos fios.

Já existe até uma linha de produtos chamada Cavalo Forte, inspirada na fórmula do shampoo para cabelos, mas para humanos. 😉

5 – Misturar anticoncepcional com shampoo faz o cabelo crescer?

MITO!

Não existe nada dentro do anticoncepcional que tenha algum tipo de ação que ajude no crescimento, ok?

Por mais que o anticoncepcional seja feito a base de hormônios, eles não conseguem ser absorvidos pelo couro cabeludo no shampoo, então eles não possuem ação alguma no crescimento dos fios.

6 – A alimentação influencia no crescimento dos fios?

VERDADE!

Uma dieta equilibrada pode ajudar a acelerar o crescimento do seu cabelo!

Para isso, acrescente em sua dieta alimentos com vitamina A (cenoura, mamão), proteínas (carnes, ovos, peixes) e vitamina C (laranja, morango).

7 – Prender o cabelo em rabo de cavalo faz o cabelo crescer mais rápido?

MITO!

Prender o cabelo de qualquer jeito não faz o cabelo crescer mais rápido. Talvez as pessoas tenham essa ideia por acharem que puxar o cabelo com força e prender pra trás pode estimular o crescimento, mas isso é mito, ok?

Na verdade pode até trazer malefícios caso prenda com muita força, os fios podem acabar se quebrando.

Está deixando o cabelo crescer? Siga as dicas abaixo:


E aí, quais dessas histórias aí de cima vocês achavam que eram verdade mas é mito?

Me contem nos comentários!

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *