Qual FPS é necessário para me proteger do sol?

Olá!

Nós já sabemos a importância de usar protetor solar todos os dias, afinal eu vivo falando disso aqui no blog, né?

Agora que estamos no verão então, precisamos ficar ainda mais atentas e não esquecer o protetor solar de jeito nenhum!

Provavelmente vocês já devem ter pensado ou ouvido algo do tipo: meus avós não usavam esses protetores e nunca tiveram nenhum câncer, porque que justo eu vou ter?

Bom, primeiro porque antigamente nossa camada de ozônio ainda estava intacta, e isso fazia com que os raios solares chegassem com menos intensidade aqui na terra. Por causa de todos os danos que os seres humanos causaram na terra, a camada de ozônio agora tem um buraco enorme que faz que o sol venha muito mais forte no nosso querido planeta. Não é a toa que a cada ano a terra fica mais quente.

Outro detalhe é que a vida na época dos nossos pais e avós não era esse estresse todo de hoje, e alimentação também era bem mais saudável.

Juntando o estresse, má alimentação e esses problemas climáticos, nossa chance de adquirir um câncer de pele aumentou consideravelmente se compararmos nossa vida com a dos nossos parentes mais velhos.

E a melhor forma de evitar especificamente o câncer de pele é usando um protetor solar (evitar o sol nos horários mais quentes, ficar na sombra e etc, mas isso fica pra um outro post).

Mas na hora de comprar o protetor solar, você sabe qual é o FPS ideal para uma proteção completa?

Woman With Sunscream

Para o dia a dia

Para uso diário é recomendado o uso de um protetor solar FPS 20 para peles morenas e negras e FPS 30 para peles claras.

Mas se você sofre com alterações na pele como melasmas, manchas, sardas ou está fazendo algum tipo de tratamento dermatológico, o ideal é que se use um FPS50.

Na praia e exposição solar excessiva

Se a pele for clara ou super clara é ideal que se use um filtro solar com no mínimo FPS50, e deve ser mantido esse fator por toda sua estadia na praia.

Se a pele for morena clara é ideal que nos primeiros dias de exposição solar seja usado um protetor FPS 50, para “acostumar” a pele a forte exposição solar. Depois de alguns dias pode-se usar um FPS 30, mas não menos que isso. Lembre-se que dá sim para ficar bronzeada usando um protetor solar de alta proteção! Você vai demorar um pouco mais para atingir a cor do pecado, mas usando o FPS 30 você consegue uma cor uniforme, duradoura, não vai correr o risco de descamar e principalmente, vai evitar o câncer de pele! 😉

As peles escuras, como no caso das negras e mulatas, diferente do que muita gente pensa também precisam de proteção. A pele negra não queima, mas pode desenvolver um câncer de pele. Por isso as negras e mulatas também precisam se proteger, mas um protetor FPS15 já é o suficiente nesses casos!

Se você tem dúvida sobre a quantidade ideal de protetor solar a ser utilizado, acesse esse post!

E se você quer escolher o protetor certo para o seu tipo pele, acessa esse aqui! 😀

Gostaram desse post pessoal? Ficaram com alguma dúvida? É só perguntar aqui nos comentários que eu respondo!

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *