8 erros na hora de tingir os cabelos

Olá!

Quem tinge o cabelo em casa levanta a mão! o/

Hoje em dia é muito fácil tingir os cabelos em casa, afinal cada dia que passa as empresas de cosméticos oferecem mais e mais produtos que facilitam a mudança da cor dos cabelos.

Mas você sabia que existem alguns errinhos que muita gente comete e que podem estragar o processo de coloração ou danificar os cabelos?

Não sabe? Então vem comigo que nesse post eu vou colocar 8 erros que você deve evitar na hora de tingir os cabelos!

8 erros na hora de tingir os cabelos

tingir-os-cabelos-8-erros

1 – Não fazer teste de alergia

Esse erro é primordial e muita gente comete não só com tinturas, mas com químicas no geral.

Reações alérgicas podem ser extremamente perigosas para a saúde, podem até matar!

Por isso que antes de usar uma determinada marca de tintura, faça sempre um teste de alergia antes. Basta seguir as recomendações de teste indicados na bula da tintura.

2 – Não fazer teste de mecha

Outro erro que muita gente comete e é o principal motivo dos arrependimentos que uma nova cor pode causar.

Nem sempre seu cabelo vai ficar igual ao da foto da caixinha. E nem sempre o cabelo vai ficar igual ao da cor de uma blogueira usando a mesma tintura que ela.

Cada cabelo é uma sentença e um resultado de cor depende de uma série de fatores, como: estrutura do cabelo, saúde do fio, químicas anteriores, colorações anteriores, etc.

Imagina se você usa uma cor no cabelo inteiro e só depois percebe que a cor não era o que você queria? Vai ser difícil pra tirar e você vai ficar de mal com o espelho por um bom tempo. Isso se não cometer a loucura de jogar um preto por cima como muita gente faz, e depois se arrepender de novo porque o preto não sai do fio com muita facilidade!

Então antes de tingir seu cabelo, faça um pequeno teste de mecha e passe a mistura da raiz até as pontas, aguarde o tempo de pausa, enxágue e veja e como ficou.

Se a cor atingida não era o que você esperava, melhor tentar outra cor.

3 – Não ler a bula da tintura

Mais um erro comum!

Todas as instruções para você tingir o seu cabelo estão na bula da tintura, inclusive sobre proporção de água oxigenada e tempo de ação.

Só que muita gente não lê a bula e acaba não seguindo as recomendações do fabricante, com isso você pode conseguir um resultado diferente do esperado.

4- Deixar a tintura agir mais tempo que o indicado

Já falei disso em algum post aqui no blog mas é sempre bom lembrar: deixar a tintura agir por mais tempo que o indicado NÃO é recomendado.

Deixar agir por mais tempo não vai deixar a cor mais duradoura ou mais intensa, pois as colorações são desenvolvidas para atingir esses objetivos dentro do tempo indicado. Depois desse tempo a coloração não age mais, mas se a química for mantida no fio o resultado vai ser um cabelo mais ressecado e danificado.

Também não pode deixar a tintura agir por menos tempo, pois o processo de coloração não estará pronto e o resultado de cor pode ser diferente do esperado

5 – Usar touca plástica

Esse erro eu já vi até alguns cabeleireiros cometerem.

Ao passar a tintura nos fios não coloque nenhuma touca plástica.

A touca abafa o cabelo e faz com que a oxidação da tintura acabe acontecendo rápido demais, aumentando as chances de manchar e ressecar os fios.

Então quando passar a tintura deixe seu cabelo ao ar livre, ok?

6 – Passar tintura no cabelo inteiro todo mês

Essa regra serve para quem tinge o cabelo todo mês para manutenção de cor e raiz.

Passar tintura no cabelo inteiro todas as vezes que for retocar danifica demais os fios, podendo causar ressecamento excessivo, perda de brilho e até quebra.

O ideal é passar a tintura apenas na raiz e deixar agir pelo tempo indicado na bula do fabricante. Nos últimos 10 minutos de ação, umedeça os cabelos e passe o resto de tintura no comprimento.

Dessa forma você conseguirá retocar a raiz e realçar a cor das pontas sem danificar o cabelo.

7 – Não proteger as pontas do cabelo no retoque da raiz

Já ensinei no tópico anterior que você não deve passar tintura no cabelo inteiro de uma vez, certo?

Mas sabemos que as vezes é complicado retocar só a raiz sozinha, pois uma parte sempre acaba sujando de tinta.

Para evitar que o cabelo fique ressecado, proteja as pontas dos fios com um óleo capilar ou até um creme sem enxágue.

E não se preocupe, isso não vai alterar o resultado do realce de cor que você vai dar nos últimos 10 minutos. 😉

8 – Não hidratar os cabelos após a tintura

Por melhor que a sua tintura seja infelizmente ela vai ressecar um pouco os fios, afinal a coloração é um produto químico.

Então é importante hidratar o cabelo logo após a tintura e repetir o processo semanalmente, para que você tenha uma cor linda e cabelo sempre saudável!


Gostou das dicas?

Beijokas!

Comentários

comentários