Olá!

Quem aí sofre com olheiras? Eu sou uma das que sofre com as benditas marcas roxas na região dos olhos e infelizmente as minhas são genéticas. Ou seja, eu posso ter dormido super bem a noite e mesmo assim elas ficam lá.

Existem alguns tratamentos que prometem clarear essa região, mas tirar as olheiras de vez é realmente algo impossível. Então nesse caso temos que recorrer para a boa e velha maquiagem para disfarçar as olheiras, mas se não fizer da forma correta você pode acabar causando um efeito contrário e deixar as olheiras ainda mais aparentes.

Por isso vou deixar algumas dicas para que vocês possam corrigir as olheiras para que estas fiquem disfarçadas e naturais ao mesmo tempo.

Hidrate muito bem a região dos olhos

Um dos erros mais comuns é usar maquiagem sem hidratar a pele antes. A região dos olhos tem a pele um pouco diferente do resto do face, sendo geralmente mais ressecada. Se você usar maquiagem sem usar um bom hidratante antes, você corre o risco de deixar a região das olheiras com as linhas de expressão super marcadas e com o corretivo craquelado, deixando a olheira ainda mais aparente.

Mas não adianta usar o mesmo creme para o rosto na região dos olhos, pois como falei anteriormente a pele é diferente e por isso necessita de cuidados diferentes. Opte por um hidratante específico para área dos olhos. E se desejar você pode ainda escolher algum com princípio ativo que ajude a clarear as olheiras.

Escolha o corretivo certo

  • Bastão, líquido ou em creme? 

Os corretivos em bastão geralmente marcam mais as linhas de expressão, mas na maioria das vezes possuem cobertura maior. Os líquidos não marcam, mas tem uma cobertura menor. Os em creme geralmente são um meio termo entre esses dois. Acontece que isso não é regra é hoje muitas marcas já fazem corretivos líquidos com grande poder de cobertura.

Se você tem a pele jovem e não tem marcas de expressão na região das olheiras, você pode usar o corretivo em bastão. Mas se sua pele já é um pouco mais madura e você tem algumas linhas, o líquido é o mais indicado. E a cobertura vai depender de quão escura é sua olheira, quanto mais escura, maior deverá ser a cobertura. O ideal é sempre testar o corretivo na loja antes de comprar, assim você saberá exatamente qual escolher.

  • Qual cor escolher?

O corretivo precisa ser do seu tom de pele ou no máximo um tom mais claro. Muita gente erra nessa escolha e acaba comprando um corretivo muito mais claro do que o tom de pele, causando o famoso efeito panda invertido. Não cometa esse erro!

  • E os corretivos coloridos?

Os corretivos coloridos são muito bons para disfarçar as olheiras, só que é necessário saber exatamente qual cor comprar e como usá-lo. Geralmente funciona assim: o amarelo neutraliza olheiras arroxeadas e o lilás neutraliza as olheiras amarronzadas.

Para utilizá-lo é necessário passar primeiramente a base, depois o corretivo colorido e finalize com o corretivo do seu tom de pele, dando leves batidinhas para que o corretivo debaixo não saia.

Já vi muitas meninas exagerando no uso do corretivo colorido e deixando a região toda manchada, por isso sugiro que se você não tiver muita prática, use apenas o corretivo cor da pele.

Corretivo antes ou depois da base?

O ideal é sempre utilizar o corretivo depois da base, pois ela já dá uma boa cobertura e não é necessário exagerar tanto assim no corretivo, deixando o aspecto muito mais natural.

O corretivo só deve ser usado antes quando você for usar base em pó.

Posso passar pó compacto na olheira?

Deve, mas tem que ser um pó que seja bem fininho para não deixar a região muito pesada. O pó ajuda a tirar o brilho que alguns corretivos costumam deixar na pele e também ajuda a fixar. Mas não exagere na quantidade para não marcar ainda mais as linhas de expressão, dê apenas leves batidinhas com o pincel.

A velha dica da vovó ainda é a mais eficaz para amenizar as olheiras

Sempre tem aquele dia que a gente não conseguiu dormir direito e acordou com as olheiras bem piores do que elas já são. Nessa hora não precisa se desesperar, pois a boa e velha compressa de água gelada é sim bem eficaz nesses casos.

Isso porque a região dos olhos é altamente vascularizada, e como a pele desse local é muito fina os vasinhos acabam ficando mais aparentes. O gelo causa um efeito que chamamos de vasoconstrição, ou seja, ele ajuda os vasinhos a ficarem menos dilatados e com menos sangue circulando entre eles, clareando as olheiras de forma temporária.

Umedeça uma gaze ou algodão em água gelada e deixe na região das olheiras por 15 minutos.

Espero que tenha tirado todas as dúvidas de vocês em relação as olheiras. Mas se ainda restou alguma, façam nos comentários que eu respondo com maior prazer! 😉

Beijokas!

Comentários

comentários