Sobre blogs fitness e dietas da moda – Você está fazendo isso errado!

Olá!

Eu ando bem assustada com certas coisas que ando vendo e lendo por aí, e como eu sou mega preocupada com vocês, achei que valia a pena escrever um post sobre isso.

A internet trouxe muita coisa boa pra gente. Além de reaproximar pessoas, nos fornece várias informações sobre diversos assuntos.

Está com alguma dúvida? Joga no Google que provavelmente você vai encontrar vários links a respeito do que você está procurando.

Tem muita coisa boa na internet, muita informação de qualidade! Mas para cada informação boa que você encontra, tem pelo menos 5 induzindo ao erro. E é preciso saber filtrar sobre o que é ou não relevante em um mar de sites e blogs.

blogs fitness e dietas da moda

A primeira coisa que me preocupa são os blogs fitness. Mas vejam bem, não estou generalizando hein?

Tem muita coisa legal e de bons profissionais na internet! Só que eu tô vendo MUITA gente que não está preparada indicando o uso de determinados suplementos, falando de algumas dietas e indicando exercícios sem a menor base para isso.

E a segunda coisa que me preocupa são as dietas da moda!

Emagrecer e ganhar massa muscular não é igual a receita de bolo, que basta seguir certinho que no final dará certo.

Cada ser humano é diferente e reage diferente frente a alimentação, exercícios e suplementação. Se fosse igual receita de bolo, várias profissões não precisariam nem existir. Afinal, para quê servem os professores de educação física, nutricionistas e médicos, se é o Google faz tudo isso por você, correto? Errado, erradíssimo!

Mas é exatamente isso que as pessoas estão fazendo: entrando na internet, acessando o primeiro site ou blog sobre dieta e atividade física e fazendo tudo o que está escrito lá. Só que além de não conseguir atingir os resultados, você pode colocar sua saúde em risco.

Vamos a alguns exemplos:

Suplementos alimentares

Os suplementos são ótimas alternativas para como o próprio nome diz, ser um suplemento para a sua dieta.

Eles podem vir em cápsulas, shakes ou em pó para serem misturado na sua bebida.

Só que o excesso ou a falta de alguma vitamina específica na SUA dieta pode causar muitos problemas na sua saúde. Vamos exemplificar melhor:

– José e vegetariano, leu na internet que proteína é ótimo para ganho de massa muscular e como não come carne, isso poderia atrapalhar seu desempenho na academia.
Ele vai lá e começa a tomar o suplemento de proteína sem nenhum acompanhamento.
O que José não sabe é que alguns dos alimentos que fazem parte da dieta dele, mesmo sendo vegetariano ou vegano, são ricos em proteínas, como feijão, brócolis, soja, trigo e etc, ou seja, ele não precisa de nenhum tipo de suplemento pois já tem a quantidade de proteína necessária em sua alimentação. Como ele não sabe disso continuou a tomar o suplemento.
O resultado: José ficou com problemas graves no rins, um dos problemas causados pelo excesso de proteína no corpo.

Se José tivesse se consultado com uma nutricionista, ela saberia indicar um suplemento com a quantidade ideal de proteínas para que ele conseguisse ganhar massa muscular sem sobrecarregar seus rins!

Exercícios físicos

Exercícios físicos são excelentes e imprescindíveis para uma melhor qualidade de vida. Em um primeiro momento, não há muitas contra indicações, qualquer um pode fazer exercício físico. Mas não é seguro sair por aí correndo por 1 hora na esteira e levantando 100kg no legpress sem nenhum tipo de acompanhamento.

Primeiramente é preciso que você se consulte com um cardiologista, para saber se está tudo bem com seu coraçãozinho. Se estiver tudo ok, basta começar a se exercitar. Se tiver algum probleminha, talvez você precise tratar antes ou ter mais cuidado com o exercício a ser realizado. Assim como é importante fazer exercícios de cárdio e fortalecimento muscular sempre com orientação de um professor de educação física, que saberá te orientar quanto tempo você precisa de exercícios aeróbicos e a quantidade ideal de carga para seu objetivo, bem como a quantidade de séries e tempo de repouso.

Vamos a outro exemplo:

– Maria quer ter coxas de Sabrina Sato, e leu no site de uma revista fitness que o agachamento é o exercício mais indicado pra isso. Leu também que Sabrina faz o exercício com uma carga de 80kg.
Maria tem escoliose e sente dores na coluna, mas no Google ela leu que qualquer pessoa pode fazer então foi lá e começou a fazer o exercício com a mesma carga da Sabrina.
O resultado: Por excesso de pressão na coluna e pela escoliose que ela já tinha, um disco inter vertebral “escorregou”, causando uma hérnia de disco.

Se Maria fosse orientada por um personal trainer ou instrutor da academia, ele teria procurado um outro exercício de fortalecimento de coxa que não forçasse a coluna dela, e orientaria que ela procurasse um ortopedista e fisioterapeuta para tratar de sua coluna!

Emagrecimento e dietas da moda

Esse é um problema que ocorre desde muito antes da internet. Aliás, eu me lembro quando adolescente de ler nas capas de revista: Dieta exclusiva que faz perder 10kg em 1 mês!

Eu nunca tive problemas de peso, mas eu acreditava no que lia nas revistas. E provavelmente se eu fosse gordinha eu com certeza iria tentar fazer.

Só que a verdade é que dieta também não é receita de bolo e nenhuma dieta restritiva faz bem para a saúde. Se fosse fácil assim não existia ninguém gordinho no mundo né?

Novamente eu repito: cada corpo é uma sentença, e o fator responsável por engordar ou emagrecer em cada pessoa é diferente! Tem gente que come carboidrato e não engorda, mas em compensação come 1 doce e o ponteiro da balança sobe. O contrário também pode acontecer.

Além disso as dietas que não são equilibradas podem causar um risco enorme para a saúde.

Dieta da sopa, carboidrato, shake, pontos, Atkins, Dukan…TODAS essas dietas loucas são extremamente prejudiciais.

A Dukan por exemplo, que está super na moda, pode causar sérios riscos. O negócio é tão sério que o Dr Pierre Dukan PERDEU sua licença e não pode mais exercer sua profissão, além de ter sido processado e condenado a pagar 6 mil euros para uma ex paciente por violar regras da ética médica.

Um recente estudo da Universidade de Granada, na Espanha, mostra que dietas baseadas somente em proteínas, como é a dieta Dukan, são extremamente prejudiciais à saúde dos rins (como exemplifiquei lá em cima na parte de suplementos).

Então se você quer emagrecer com saúde, primeiro procure um médico para fazer um check-up geral e descobrir se o problema é hormonal ou apenas alimentar. O médico indicado para isso é um endocrinologista!

Depois procure uma nutricionista, que vai avaliar sua dieta, seu estilo de vida, e te indicar algo que vai ser ideal para o SEU caso!

E claro, procure uma academia para realizar exercícios físicos com acompanhamento!

Mas Manu, então todos os sites na internet são errados e eu não posso acessar nenhum?

De forma alguma! Tem muita coisa boa na internet, só é preciso saber filtrar! Vou deixar aqui embaixo sugestões de sites que eu indico para quem quer saber mais sobre dieta e atividade física!

Santa Dieta – Vanessa Musskopf conta em seu blog que perdeu 15 kg quando….parou de fazer dieta! Ela entendeu que dieta não resolve e que para emagrecer é preciso se alimentar de forma adequada.

Acredita, Bonita! – Penélope Nova (isso, aquela da MTV!) dá várias dicas sobre dieta e atividade física. Mas o legal dela é que ela “mata a cobra e mostra o pau”, ou seja, tudo que que tá no site é super explicado e baseado em estudos que ela pesquisa. Os posts costumam ser enormes, mas vale a pena ler cada palavra!

Saúde na rotina – Diego Paladini é mestre em educação física, ou seja, o cara sabe mesmo do que tá falando! No site ele dá dicas de dieta e atividade física, com alguns toques de humor. Nesse post ele fala dos riscos das dietas zero carboidratos com um vídeo bem engraçado!

Blog da Mimis – Michele Franzoni conta no seu blog como perdeu 33 kg com reeducação alimentar e exercícios físicos, SEM medicamentos e estimulantes.

Esses são alguns dos blogs que acesso com frequência e indico para que vocês acompanhem!

Então vamos recapitular: Nada de sair por aí fazendo qualquer coisa que vê na internet ou dietinhas da moda, hein? Muito menos usando medicamentos e suplementos só porque algum site indicou!

Se você quer ter um corpo perfeito com saúde, procure sempre profissionais qualificados para isso!

Beijokas!

Sobrancelhas: Tingir ou não tingir? Eis a questão!

Olá!

Quando eu era loira, recebia alguns comentários no post de cabelos loiros sobre tingir a sobrancelha.  Agora que tô ruiva, essa dúvida ainda continua a aparecer, então resolvi fazer um post falando um pouco sobre isso.

Tingir a sobrancelha é um assunto que eu acho bem delicado, pois tem gente que ama e gente que odeia. Então vou falar a minha opinião e aí vocês tiram suas próprias conclusões!

Vocês já devem ter ouvido alguns cabeleireiros falando essa frase: “Tingir sobrancelha? Nunca! Seu cabelo tem que combinar com sua sobrancelha, e se elas estão destoando, significa que o seu cabelo não está do tom certo.”

Eu passei muito tempo concordando com essa afirmação, e esse foi o motivo pelo qual eu demorei tanto pra ficar loira. Meu cabelo é castanho bem clarinho, quase louro escuro, e minha pele é bem branca. Mas a minha sobrancelha é escura! Ou seja, eu tenho o tom de pele que combina com o loiro, mas não posso clarear o cabelo por que a sobrancelha é escura, certo?

Agora, vamos observar essas imagens:

Perceberam que as sobrancelhas delas acompanham a cor do cabelo? Ou seja, elas tingem a sobrancelha! E se elas podem, por quê eu não? Hahaha!

Então a minha opinião a respeito disso é: se você quer mudar a cor do seu cabelo e acha que a sobrancelha também precisa acompanhar o tom, tinja, sem medo!

Algumas meninas que tem a sobrancelha bem clarinha podem optar por não tingir e usar produtos específicos para colorir as sobrancelhas temporariamente. Pode ser uma sombra da cor que você deseja, ou produtos especiais para isso. A parte ruim é que quando você lava sai tudo e todo dia é necessário reaplicar. Então você pode tingir para evitar esse trabalho diário.

Mas antes é preciso tomar alguns cuidados:

  • Você pode usar a mesma tintura do cabelo na sobrancelha, mas não esqueça de fazer um teste antes para saber se você não tem alergia a tintura. Faça de acordo com o especificado na bula;
  • Passe a tintura e fique acompanhando no espelho até alcançar a tonalidade desejada. Os pelos da sobrancelha costumam alcançar a cor mais rápido que o cabelo, então nem sempre é necessário a pausa de 40 minutos;
  • Tome muito cuidado para não deixar escorrer tintura nos olhos;
  • Se você é loira, deixe suas sobrancelhas um tom mais escuro que o cabelo, para não ficar muito artificial;
  • O retoque das sobrancelhas tem que ser feito a cada 15 dias. Isso porque como lavamos bastante o rosto, a cor desbota mais rápido.

Mas Manu, eu não quero tingir minhas sobrancelhas! Gosto delas assim, posso deixar?

Claro que pode! Vejam os exemplos abaixo:

Viram?

Eu também acho bem bonito o contraste entre sobrancelhas escuras e cabelos claros, mas eu particularmente gostava mais das minhas clarinhas!

Agora ruiva eu continuo tingindo, pois prefiro assim. Mas como falei, isso é apenas opinião pessoal.

Na beleza não tem regra. Quer tingir a sobrancelha? Tinja! Não quer? Não tinja! Simples assim!

A opção é sua, você que escolhe o que é mais bonito. Faça o que achar melhor para agradar apenas a pessoa mais importante do mundo: aquela que está do outro lado do espelho! 😉

Beijokas!

Sobre autoestima, se aceitar e a Mulher We!

Olá!

O assunto que vamos tratar no blog hoje é um pouco diferente do que estão acostumadas. Já que é Dia Internacional da Mulher, vamos falar um pouco sobre autoestima e sobre se aceitar. Sobre o que é ser uma Mulher We.

Eu tenho problemas de autoestima desde a pré-adolescência. Era magrela, alta, cabelo compridão, não ligava para moda ou maquiagem e sofria com meus amiguinhos me chamando de girafa, bambu de varal, olívia palito entre tantas outras coisas. Eu via as minhas amiguinhas todas com corpão, peitão, com cabelos super bonitos e maquiadas e só pensava: queria tanto ser igual a elas! Já cheguei a usar uma legging por baixo do uniforme da escola para parecer “mais gordinha”.

Cresci um pouco mais, e lá para os 15, 16 anos comecei a me cuidar mais, mas ainda continuava “fora dos padrões de beleza”. Nessa época eu era cantora de uma banda (profissão que exerci por 12 anos) e tive que ouvir coisas do tipo: “Ela canta bem, mas é feinha e magrela. Precisamos de uma cantora mais gostosa para colocar no palco e chamar atenção dos homens!”. Vocês devem imaginar como eu fiquei ao ouvir isso, não? E por causa disso sofri quase uma vida inteira com minha autoestima super em baixa. Eu acreditava fielmente que eu era a pessoa mais horrível do mundo, e mesmo as pessoas me falando o contrário, eu não acreditava!

Em 2008, passei por um problema pessoal e minha autoestima que já era baixa caiu para zero. Eu me olhava no espelho e me achava péssima, com um corpo e cabelo horrível, e isso me fez entrar uma depressão profunda. Estou falando sério meninas, eu entrei em depressão por causa de baixa autoestima! Eu não queria sair, não queria comer, não queria fazer nada e só chorava! Por ter parado de comer eu emagreci até mais do que já estava, chegando a pesar 48kg (muito pouco para uma mulher de 1,74). Tinha vergonha de falar desse problema para minhas amigas e não falei para nenhuma delas (se alguma delas estiver lendo, me desculpe, era algo que eu não conseguia contar pois me machucava muito falar sobre o assunto) e por não ter dividido isso com elas até atrapalhou na minha recuperação.

Quando eu estava no fundo do poço, parei na frente do espelho, me vi do jeito que estava (super magra e pálida) e me perguntei: o que é isso? Deus me fez perfeita, eu não tenho nenhum problema de saúde e eu estou assim porque outras pessoas não me acham bonita? Vou ligar para a opinião de pessoas pobres de espírito? Sim, pessoas que levam em consideração a beleza física de outras são pessoas pobres de espírito, de alma, e sinceramente, eu só tenho dó de gente assim.

Depois de ter percebido isso eu levantei a cabeça e resolvi: eu vou mudar, eu vou cuidar de mim e vou me amar! Procurei ajuda médica, fiz uma dieta de engorda (consegui recuperar os 10 kg que perdi) e mudei meu visual, isso mesmo! Depois de 24 anos morena, e todo mundo falando que eu não ficaria bem loira, eu fui lá e clareei o cabelo, que inclusive falei da transformação aqui no blog.
Comecei a me interessar por assuntos de beleza, descobri os blogs de cosméticos, aprendi a me maquiar vendo vídeos no Youtube e comecei a cuidar mais do meu visual. Só que hoje eu me cuido para mim e não para os outros. Posso ficar melhor morena? Talvez, mas eu gosto de ficar loira e é assim que pretendo ficar!

Lógico que como toda mulher, eu tenho aquele dia que me acho feia e tento disfarçar com uma maquiagem mais elaborada. Ou aquele famoso bad hair day em que nada que eu faça deixa meu cabelo legal. Não me acho fotogênica e tiro 100 fotos para escolher uma só para postar aqui. Mas hoje eu me olho no espelho e eu gosto do que eu vejo e sabe porque? Porque hoje eu me amo acima de tudo e não ligo para o que os outros falam! Eu não tenho corpo de passista de escola de samba, silicone de panicat ou pele de capas de revista. Eu tenho meus defeitos (muitos) mas eu comecei a me aceitar como eu sou, e mesmo um ou outro falando que eu deveria ser diferente, eu não vou mudar. Quem tem que gostar do meu visual sou eu, e só gostando de mim primeiro é que os outros vão gostar. E se não gostarem, paciência, vou achar quem goste!

A Mulher We é assim. Ela é feliz do jeito que é e se aceita acima de qualquer coisa. Ela é única e sabe optar por o que realmente gosta, não pelo que os outros querem. E antes de qualquer coisa, ela ama a si mesma!
O Projeto We! visa exatamente isso, mostrar que nós mulheres somos todas diferentes, temos todas a nossa individualidade mas que independente de qualquer coisa, somos únicas!

ENCERRADO!

Agora eu gostaria de perguntar para vocês: O que é ser uma Mulher We? Tuíte sua definição com a hashtag #mulherwe que no final do dia sortearemos dois batons da MAC entre as pessoas que tuitarem a hashtag! E as cores dos batons serão a sua escolha, afinal você é única e sabe exatamente a cor que mais representa sua personalidade!
Não esqueçam de ler o regulamento, que está nesse link aqui: Regulamento Mulher We!

E que tal aproveitar toda essa sua criatividade e escolher um slogan para o Projeto We! ? O autor do melhor slogan levará para casa um iPad 2 Wi-fi 16 gb para casa!
Para saber como participar, é só clicar no banner abaixo!

ENCERRADO!

E nesse Dia Internacional da Mulher, um parabéns para todas nós, únicas e especiais: as Mulheres We!

Beijokas!