Como recuperar pontas ressecadas e danificadas?

Olá!

Se você assim como eu tem o cabelo comprido provavelmente deve sofrer com as pontas que geralmente estão sempre ressecadas e danificadas, né?

Talvez o cabelo nem seja tão longo, mas o uso de tintura, descoloração, progressiva e ferramentas térmicas são um problema para as nossas pontinhas, deixando-as sempre ressecadas e com um aspecto espigado.

Mas não precisa se desesperar, pois por mais que não pareça dá sim para restaurar as pontinhas secas e danificadas! Quer saber como? Então vem comigo nesse post que eu vou te dar várias dicas!

Só é importante lembrar que as dicas servem para pontas secas e danificadas, daquelas que ficam ásperas quando a gente passa a mão e tem o aspecto de espigadas, ok? Quando o negócio é ponta dupla aí o negócio muda de figura. Mas no final do post eu explico melhor. 😉

Como recuperar pontas secas e danificadas?

1 – Cronograma capilar nelas!

Não importa se o cabelo está danificado na metade ou só nas pontas, um cronograma capilar é capaz de recuperar qualquer parte dos fios!

A diferença é que aqui a gente vai dar um ênfase maior nas pontas! Faça suas hidratações/nutrições/reconstruções constantes, mas dando uma maior atenção para as pontas, aplicando uma maior quantidade de produto nessa região e massageando bastante!

Não sabe como seguir o cronograma capilar? Eu te explico, é só clicar no link abaixo (caso prefira ler) ou assistir o vídeo no final do post. 😉

Cronograma capilar: o guia definitivo

Se as pontas estão mais ressecadas siga o cronograma capilar para cabelos levemente danificados. Se as pontas estão em um estado mais grave, apele para o cronograma para cabelos muito danificados (todas as tabelas estão no link acima).

2 – Abuse das umectações!

A umectação é sem dúvida um dos melhores tratamentos para pontas secas! Ela ajuda muito a nutrir os fios e reparar aquelas pontas que parecem que não tem mais jeito!

Só que tem que ter paciência, porque não será apenas uma umectação que dará jeito nas suas pontas, principalmente se elas estiverem muito secas ou danificadas.

Faça a umectação 1 vez por semana e repita o procedimento por pelo menos 1 mês para obter um resultado legal.

Conseguiu fazer com que elas se recuperassem? Faça a cada 15 dias para manter os resultados!

Não sabe como fazer umectação? Tem passo a passo em texto aqui em baixo e em vídeo no fim do post!

Umectação capilar: passo a passo

Você pode usar o óleo que mais gostar, mas para pontas danificadas meu preferido é o óleo de rícino misturado com o de coco! 😉

3 – Use pré-shampoo!

Um pré-shampoo nada mais é do que um produto que a gente usa antes de lavar os cabelos, justamente para evitar que a lavagem e o shampoo ressequem ainda mais as pontas.

É como se fosse uma proteção, sabe?

Esse tipo de procedimento ajuda muuuuuito a manter as pontas do cabelo protegidas durante a lavagem dos fios e com o tempo você vai percebendo que as pontas vão ficando cada vez mais saudáveis!

Você pode usar qualquer óleo vegetal como pré-shampoo, super funciona! Pode também utilizar algum desses cremes que são liberados para no-poo. Meus preferidos são o Yamasterol e o Novex Tudo de Bom.

4 – Tome cuidado com as ferramentas térmicas!

Sabe quais são os 3 maiores vilões do cabelo? São eles: secador, babyliss e chapinha.

Eles deixam nosso cabelo mais bonito visualmente, mas ressecam que é uma beleza!

Então se você está com as pontas muito ressecadas o ideal é tentar evitar ao máximo o uso dessas ferramentas térmicas. Quando precisar usar, utilize um protetor térmico de qualidade!

5 – Use bastante reparadores de pontas!

Antigamente os reparadores de pontas eram apenas silicone puro, serviam para dar uma melhorada no aspecto das pontas mas não tratavam absolutamente nada!

Mas hoje em dia os reparadores contém em suas fórmulas ativos que ajudam de verdade a hidratar e recuperar pontas super danificadas.

E eles ajudam bastante, viu?

Além de disfarçar o aspecto de pontas secas, com o uso contínuo os reparadores vão ajudando a hidratar e proteger as pontas para evitar que elas se ressequem novamente!

Aqui no blog eu já falei de alguns reparadores que são excelentes e que ajudam muito a manter as pontas hidratadas:

E as pontas duplas, tem jeito?

Então, quando as pontas estão apenas ressecadas ou danificadas as dicas do post resolvem. Mas quando elas se partem, aí não tem mais jeito, gente! O que tá partido não dá mais pra grudar!

Nesse caso, só tesoura resolve! Mas agora você não precisa mais cortar o cabelo inteiro para tirar as pontas duplas, basta investir no corte bordado, que retira as pontas sem mexer no comprimento!

Você pode fazer esse corte no salão ou comprar a máquina e fazer em casa, como eu fiz:

Com o corte bordado é realmente o fim das pontas duplas!

A junção do corte bordado + as dicas do post farão você ter pontas perfeitas! 😀


Para aprender mais sobre cronograma capilar, é só assistir o vídeo:

E para aprender a fazer umectação capilar, também tem passo a passo em vídeo:


E aí, gostaram das dicas?

Coloquem todas em prática e depois voltem aqui pra me dizer o resultado delas no cabelinho de vocês, combinado?

Beijokas!

Comentários

comentários

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.