Como cuidar de gatos?

Olá!

Essa semana eu coloquei todos os meus netinhos (filhotes da gata do namorado) para adoção, e graças a Deus todos eles já tem um lar! <3

Com isso, percebi que muita gente que é mamãe/papai de gato de primeira viagem acabam não sabendo direito como cuidar dos gatinhos, afinal eles são bem diferentes dos cachorrinhos.

Por isso resolvi fazer esse post para ajudar as novos donos de gato do pedaço!

O que comprar?

Não precisa de muita firula na hora de comprar coisas para seu gatinho, porque gatos tem uma estranha mania de nunca gostar das coisas caras e preferir coisas que não fazem sentido algum…

cuidar-de-gatos

Então compre o que seu bolso lhe permitir! Na maioria das vezes apenas os itens abaixo já serão necessários:

  • Caixa de areia
  • Areia para gatos
  • Potinho para ração e água
  • Ração de qualidade

Não se preocupe em comprar caminhas para gatos, eles sempre vão preferir dormir na sua cama, no sofá, na sua cadeira estofada…qualquer lugar menos a cama deles! Hahaha!

cuidar-de-gatos-3

Mas é sempre bom deixar algum lugar confortável no chão para eles ficarem de dia, enquanto você não estiver em casa por exemplo. E bom, como já disse anteriormente, para os gatos, menos é mais…

gatos-e-caixas

Que areia devo comprar?

Tudo vai depender da sua disponibilidade de dinheiro. O importante é que você escolha uma areia própria para gatos, pois areia de construção não deve ser usada, pode ser tóxico para o gatinhos.

Todas as areias do petshop fazem um bom trabalho, cada uma com seus prós e contras.

As mais tradicionais baratinhas são boas porque fazem um torrão onde tem xixi, o que facilita a retirada. Mas elas costumam deixar o cheiro um pouco mais forte. Se a caixinha de areia do seu gato for ficar em um lugar aberto e que tenha bastante ventilação isso não será um problema. Se for ficar em um local fechado talvez o cheiro te incomode.

Existem as “areias” de pinos de madeira, que são boas pois podem ser descartadas diretamente no vaso sanitário. São mais caras que as tradicionais mas mais baratas que as de cristal de sílica.

Eu particularmente não gostei do cheiro, achei que fica mais forte que a areia comum. O único benefício mesmo é poder jogar no vaso sanitário e como a caixa do Mingau fica no meu banheiro, isso era um benefício que valia a pena. Mas eu optei mesmo pela areia de cristal de sílica.

A areia de cristal de sílica é a mais cara, mas é a melhor. Primeiro pela facilidade, pois com ela você só precisa tirar o cocô, pois o xixi é absorvido pela areia. Segundo porque não deixa cheiro de jeito nenhum, neutraliza MUITO bem, perfeito para ambientes fechados. E terceiro, um saco de 2kg dá para usar 1 mês inteiro (isso pro Mingau que é um gato gigante, para gatos menores duram até mais tempo), então no final o custo benefício acaba compensando.

E a ração? Qual a melhor?

cuidar-de-gatos-5

Existem basicamente 3 tipos de rações. São elas:

  • Populares

São aquelas que a gente vê na TV: Whiskas, Cat Chow, Friskies, etc…

São as mais baratinhas e os gatos costumam gostar por serem bem gostosas, mas são extremamente pobres em vitaminas, proteínas e substâncias que os gatos precisam para serem saudáveis.

Além disso elas contém muito sal e sódio, substâncias que não são nada boas para o gato pois podem aumentar o risco de doença nos rins, pois eles já tem uma predisposição genética para isso.

Se possível, fuja dessas marcas, elas não são boas para seu gatinho.

  • Premium

São um pouco mais caras, mas melhores para o seu gato: Cat Premium (Royal Canin), Golden

Essas rações já são melhores pois são feitas com proteína animal/vegetal e contém vitaminas para manter a saúde do gatinho. Além disso, elas alimentam melhor e com isso fazem o gato comer menos (pois pouca quantidade já sustenta), contribuindo para evitar a obesidade.

Algumas delas ajudam inclusive a manter a saúde do sistema urinário dos gatos, como a Golden.

Para quem não pode gastar muito e ainda sim quer manter a saúde dos felinos em dia, rações premium são a melhor opção.

  • Super premium

São caríssimas, mas são a melhor opção de ração: Royal Canin, Premier, ProPlan, Hills, Equilíbrio

Elas tem exatamente tudo  para manter a saúde do seu gato a melhor possível.

As super premium são 100% constituídas de proteína animal, que tem melhor digestão e absorção dos nutrientes pelos gatos.

Além disso existem rações super premium especiais para cada especificidade de gato: castrado, persa, renal, urinário, etc, feitas com necessidades especiais para cada um deles.

Vamos fazer um comparativo entre ração e comida de gente, pra entenderem mais ou menos como funciona:

Ração comum = Comida de fast food
Ração premium = Feijão, arroz, carne e salada comuns do mercado
Ração super premium = Arroz integral, frango grelhado no azeite extra-virgem e salada orgânica.

A gente sabe que o melhor é o arroz integral, frango grelhado e salada orgânica, mas nem sempre o dinheiro dá, né? E nosso feijão e arroz de cada dia alimenta e faz bem!

Agora fast food…no nosso caso só de fim de semana. No caso dos gatinhos: nunca! 😉

Quando alimentar os gatinhos?

cuidar-de-gatos-4

Diferente de cachorro, que a gente coloca uma quantidade de comida no café, almoço e jantar e eles comem tudo de uma vez, gatos gostam de comer um pouco várias vezes ao dia.

Então o ideal é que você deixe o potinho sempre com ração, pois ele vai dormir, vai comer um pouco, depois vai dormir de novo, aí vai comer mais um pouco…e assim vai o dia todo!

A quantidade você vai descobrindo aos poucos, de acordo com que vai conhecendo seu gatinho.

Filhotes que estão em fase de crescimento comem bastante e isso é normal. Depois de adulto você vai aprendendo a dosar a quantidade ideal de comida a colocar por dia.

E a água?

Quanto mais água seu gatinho beber, melhor. Pois como disse anteriormente, gatos tem uma predisposição genética a ter problemas nos rins, e a melhor forma de evitar doenças é alimentando com ração de qualidade e estimulando o gato a beber bastante água.

Deixe potes espalhados pela casa inteira e troque várias vezes ao dia. Em dias quentes, pode colocar uma pedrinha de gelo no pote para deixar a água mais fresca.

E se possível, compre uma fonte de água para gatos, que estimulam o gato a beber mais água.

Precisa dar banho?

Gatos já vem de fábrica com a função autolimpante, ou seja, eles mesmo tomam seu banho!

banho-de-gato

Gatos, todo santo dia, tiram uma hora do dia para a sessão lambidas, que nada mais é do que o banho deles. Isso faz com que estejam sempre limpinhos.

Mas de vez em quando é sempre bom dar um banho neles, pois a linguinha deles nem sempre é tão eficaz.

O ideal é que você verifique com seu veterinário a frequência ideal, pois cada profissional tem uma opinião diferente em relação a isso.

Se seu gato gosta de água não há problema nenhum e dar banho 1 vez por mês, por exemplo. E sim, existem gatos que gostam de água:

Mas se seu gato fica muito estressado ao tomar banho (caso do Mingau), o estresse nem sempre compensa então é melhor dar um intervalo maior.

Eu dou banho no Mingau a cada 6 meses.

Como cuidar?

Gatos são bem independentes e basta deixar água, comida e areia disponíveis que eles se viram. Comem quando tem fome e usam a caixinha quando precisam, sem pedir nada para ninguém.

Mas o fato de ser independente não significa que eles não precisem de atenção, ao contrário, gatos precisam SIM de muita atenção e amor!

Dê muito carinho, brinque bastante e principalmente, converse muito com seu gato. Eles gostam de ouvir o que a gente tem a dizer e com isso aprendem a se comunicar com o dono.

A melhor forma de cuidar do seu gatinho é dando muito amor! E o resultado disso? Você vai receber ainda mais amor de volta!

Porque gato é tudo de bom! <3

gato-tudo-de-bom


Dei um resumão aqui dos cuidados principais do seu gatinho. Se restou alguma dúvida, é só perguntar nos comentários! 😉

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *