Tratando a Celulite: Dieta e Atividade Física

Olá!

Esse é o penúltimo post da série sobre tratamentos de celulite que venho fazendo. Espero que possa ter ajudado vocês a escolher o melhor tratamento para cuidar da celulite.  Na semana que vem farei apenas um apanhado geral sobre os posts para finalizar o assunto.

Tratamentos estéticos e cosméticos podem ser um grande auxiliar no tratamento da celulite, mas o resultado não pode ser o esperado se não houver uma dieta e uma atividade física aliada ao tratamento. Isso por que sabemos que a gordura está diretamente ligada ao processo de celulite, mesmo não sendo ela o fator principal. Em uma pele afetada pela celulite, além de todas aquelas alterações que falei nesse post aqui, há um aumento do tamanho das células de gordura que contribuem como o aumento dos furinhos na pele.

Por isso que os métodos mais eficazes para tratamento dessa disfunção são a dieta e atividade física.

A alimentação está diretamente ligada ao processo de formação da celulite. Alimentos gordurosos, refrigerantes, comidas industrializadas e doces aumentam a quantidade de gordurinhas no corpo. E o sedentarismo ajuda com que essas gorduras se instalem permanentemente e não saiam de lá nem com reza braba! Por isso que se vocês conseguirem unir uma boa dieta e uma boa atividade física, os furinhos da sua pele vão querer sair correndo de lá!

Dieta:

Dieta é sempre um assunto complicado, porque sabemos o quanto é difícil deixar de comer várias coisinhas gostosas não é mesmo? Mas pensem que ao fazer uma dieta você não está contribuindo apenas para melhorar a sua aparência, mas também para melhorar a sua saúde. Infelizmente esses alimentos gostosos estão cheios de substâncias que fazem muito mal para nosso organismo. Mas também não é preciso se desesperar e deixar de comer tudo de bom que há nessa vida! Comer um pedaço de pizza ali, um bombom aqui e um sorvete acolá é super permitido! Só não pode exagerar na quantidade!

A melhor forma de se fazer uma dieta é conversar com um médico e um nutricionista, pois eles são os profissionais que podem te ajudar a emagrecer de forma saudável. Não é para sair por aí tomando remédios ou simplesmente parando de comer, pois isso pode fazer MUITO mal para a saúde de vocês. Dieta tem que ser feita com acompanhamento médico!

Outra coisa que vocês tem que ter em mente é saber qual o peso ideal que vocês se sintam bem. Não é para se espelhar em modelos magrelas ou atrizes gostosas e querer ficar iguais a elas.  Se você está um pouco acima do peso mas se sente bem com isso, para que emagrecer? Se você é magrela e não liga para isso, para quê ficar igual a uma Panicat (que eu não acho nada feminino, mas cada um com sua opinião!)?  Tudo tem que ser feito pensando no bem e na vontade de vocês, sempre!  Mas como falei lá em cima, uma boa dieta é importante não só para o peso, mas também para a saúde. Então ter uma alimentação saudável não vai fazer mal para ninguém, e com certeza também vai ajudar a tratar a sua celulite.

Atividade Física

Atividade física: ame-a ou deixe-a. Fazer uma atividade física é sempre um problema. Enquanto umas pessoas amam e fazem com todo o bom gosto, outras odeiam (tipo eu) e tem sérias dificuldades de se manter em uma academia por mais três meses.

Mas o importante a saber é que realizar uma atividade física é muito importante para a nossa saúde. Além de ajudar as gordurinhas, melhora a nossa circulação, nossa respiração, fortalece os músculos e contribui para uma série de melhorias na nossa vida.

A melhor atividade física para perder gorduras e melhorar no sistema cardíaco e respiratório são os chamados exercícios aeróbicos. Esses exercícios são assim chamados pois nosso corpo precisa de uma quantidade maior de oxigênio para ajudar na realização desta atividade, e com isso mais calorias são gastas e consequentemente, mais gorduras são queimadas. Caminhadas, corridas, bicicleta, esteira, aeróbica, jump e natação são algumas das atividades consideradas aeróbicas.

Por via de regra, os primeiros 20 minutos dessas atividades o oxigênio consumido é o que temos de reserva no nosso corpo, não gastando muitas calorias até então. Depois desse tempo nossa reserva de oxigênio acaba e o corpo precisa de mais, e aí que ele começa a trabalhar bastante para poder suprir as necessidades. Por isso que ao fazer alguma atividade física, é ideal que se faça no mínimo por meia hora. Mas se vocês são sedentários, não comecem com esse tempo todo de uma vez. Comecem fazendo 10 minutos, depois 15, 20, até chegar no tempo ideal.

As atividades não-aeróbicas como a musculação, também ajudam muito tanto para celulite como gordura localizada, porque ao realizar essa atividade sua gordura perde lugar para os seus músculos.

Ao começar uma atividade física é muito importante ir a um médico para que ele faça um check-up geral e veja como está a saúde de vocês. Só após a liberação médica é que vocês podem começar a colocar o corpinho para trabalhar!

Mas se vocês não gostam muito de atividade física em academia, existem diversas outras formas de perder  calorias.

Que tal fazer uma aula de dança? Ou dar uma volta de bicicleta em um parque perto da sua casa? Vocês também podem começar a fazer coisas simples como trocar o elevador pela escada no trabalho, ou descer um ponto antes de casa para estimular a caminhada. Existem várias formas de fazer atividades físicas, é só colocar a cabeça para pensar e o corpo para se mexer!

Vou sugerir para vocês um site super legal e que está dando o que falar na internet, o Plano de Verão. Lá tem várias dicas de dietas e atividades físicas que vão ajudar vocês nessa rotina. Acho que vocês vão gostar:

http://www.planofeminino.com.br/planodeverao/

 

Com uma dieta legal, uma atividade física regular e ainda por cima fazendo tratamentos estéticos ou cosméticos, celulite é algo que não fará mais parte de vida de vocês!

Beijokas!

 

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *