Benefícios do Pilates

Olá!

Não sei se vocês sabem, mas além de blogueira eu sou fisioterapeuta e instrutora de Pilates!

E não é puxando sardinha pro meu lado mas, o Pilates é uma das atividades físicas mais prazerosas para se fazer!

Se vocês não gostam muito de academia e estão procurando uma atividade física que vai, além de cuidar do corpo, cuidar também do psicológico, vocês precisam conhecer o Pilates!

No post de hoje vou falar para vocês todos esses benefícios e no final do texto tenho certeza que vocês irão sair da internet direto para um estúdio de Pilates!

Vem conferir comigo!

8 Benefícios do Pilates

beneficios-do-pilates-2

1 – Corrige a postura

Os exercícios do Pilates são realizados seguindo uma série de princípios, entre eles a contração do power house, um conjunto de músculos responsáveis por manter a coluna alinhada e protegida durante toda a sessão de exercícios.

Além disso, os exercícios incluem fortalecimento de músculos específicos responsável pela manutenção da força e do alinhamento de todos os músculos posturais.

Tudo isso é realizado sempre com a supervisão de um profissional habilitado (fisioterapeuta ou educador físico), o que melhora consideravelmente a postura.

2 – Diminui o stress e ansiedade

Praticar Pilates não é apenas a realização de alguns exercícios físicos. Em toda a aula é necessário seguir padrões respiratórios específicos e ter concentração e controle em todos os movimentos.

Conforme o tempo, os alunos adquirem um maior controle do corpo, lidando melhor com as situações de stress e ansiedade.

A respiração especial também ajuda a controlar a ansiedade em momentos de crise.

Os alunos também sempre referem que saem da aula muito mais relaxados.

3 – Ameniza as dores musculares e articulares

A prática do método Pilates aumenta a flexibilidade do corpo e trabalha o fortalecimento muscular, principalmente da parte abdominal e dos músculos da coluna.

Com a prática frequente, as dores crônicas musculares e articulares diminuem muito, muitas vezes chegando até zerar completamente.

Alunos que fazem uso frequente de analgésicos relatam não tomar mais medicamentos para dor após começarem a praticar Pilates.

4 – Melhora a respiração

Como disse anteriormente, na execução dos exercícios é necessário realizar respirações combinadas e com contração de alguns músculos da região abdominal e pélvica (o power house).

Esse método melhora a força e a flexibilidade dos músculos respiratórios, melhorando e até aumentando a capacidade pulmonar.

O aluno vai aprendendo a realizar respirações mais lentas e coordenadas, o que traz benefícios para os pulmões e vias aéreas superiores.

Alunos que sofrem de doenças respiratórias como asma e bronquite melhoram consideravelmente a saúde respiratória após a realização do Pilates

5 – Fortalece a musculatura

O Pilates melhora muito a força muscular, de forma global. Em apenas 1 aula, todos os músculos de membros superiores, inferiores e abdominais são trabalhados de forma intensa, melhorando a força muscular de forma rápida e duradoura.

Além da força, há melhora da resistência e tônus muscular. De quebra, o corpo fica bem modelado. 😉

O fortalecimento muscular ajuda também a formação de massa óssea, sendo ótimo para prevenir a osteoporose. Se o aluno já possui a doença, o Pilates ajuda a prevenir possíveis fraturas osteoporóticas.

6 – Melhora a coordenação motora

Alguns exercícios no pilates são feitos de forma concomitante a outras atividades, o que melhora a coordenação motora, equilíbrio e consciência corporal.

7 – Aumenta a flexibilidade

Além de aumentar a força, o método Pilates aumenta a flexibilidade, deixando os músculos alongados e as articulações mais flexíveis.

Isso melhora a postura, previne novas alterações posturais e previne algumas doenças musculoesqueléticas como hérnia de disco, artrose, artrite, desgastes articulares, luxações e etc.

8 – Melhora a qualidade de vida

Além de todos os benefícios citados, o Pilates ainda ajuda a :

  • Reduzir a fadiga muscular
  • Estimular o sistema circulatório
  • Melhorar a circulação linfática
  • Promover relaxamento e equilíbrio mental
  • Elevar a autoestima

Todos esses benefícios trazem um bem estar completo, o que melhora e muito a qualidade física de quem pratica a atividade.


Tenho certeza que muitos de vocês não conheciam nem metade desses benefícios, né?

Então se vocês querem praticar uma atividade física completa, que vai trazer benefícios físicos e mentais, corram para um estúdio de Pilates e comecem a praticar já!

Depois voltem aqui pra me contar o que estão achando! 😉

Beijokas!

Comentários

comentários

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.