Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toillet… qual a diferença?

Olá!

Provavelmente você já deve ter lido nas embalagens dos seus perfumes essas palavras: eau de parfum, eau de toillet, deo colônia, desodorante colônia e por aí vai.

Mas você sabe o porquê dessa denominação? Sabe qual a diferença entre eles?

Vem comigo nesse post que eu vou explicar tudo isso pra vocês!

Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette… qual a diferença?

Parfum

O parfum é o perfume que tem a maior quantidade de fragrância, chegando a ter até 50% da essência em sua fórmula.

Por ter tudo isso ele chega a durar em média 24 horas. Bastante tempo, né?

Como o parfum é bem forte, apenas poucas gotas devem ser utilizadas. É só virar o potinho no dedo e aplicar levemente na pele.

E eles geralmente vem em frascos bem pequenos, já que apenas algumas gotas já são mais que suficientes para perfumar a pessoa. Se colocar mais que isso você sairá por aí parecendo um difusor de ambientes ambulante, haha!

Aliás, é daí que vem o ditado os melhores perfumes vem nos menores frascos. 😉

Ah, e por serem super potentes eles chegam a custar bem caro, viu?

Exemplos de parfum: Parfum Coco Noir Chanel

Eau de parfum – EDP

A maioria esmagadora dos perfumes importados são os eau de parfum. Eles tem em sua fórmula aproximadamente de 18% a 25% de fragrância e duram entre 8 e 10 horas na pele.

Esses são os perfumes mais utilizados mundialmente.

Exemplos de eau de parfum: J’Adore, Flower By Kenzo, 212, Nina Ricci, Lolita Lempicka

Eau de toilette (ou deo colônia/desodorante colônia) – EDT

Esses perfumes são aqueles que a gente encontra facilmente no mercado nacional. Os eau de toilette contém entre 10% a 15% de fragrância em sua fórmula e duram em média 6 horas na pele.

A maioria esmagadora dos perfumes nacionais são eau de toilette e por isso que eles costumam ser mais baratos, já que possuem menos essência na fórmula.

Por ter menos essência os eau de toilette também são mais fracos.

Exemplos de eau de toilette: Biografia, Kaiak, Floratta, Thaty, Surreal, Pur Blanca

Eau de cologne (body splash, água de colônia, colônia pós banho) – EDC

Os eau de cologne possuem apenas de 3% a 5% de fragrância em sua fórmula, por isso são bem fraquinhos e duram em média de 2 a 4 horas na pele.

Esse tipo de perfume é utilizado após o banho, pois ajuda a manter o frescor além de perfumar levemente.

Exemplos de eau de cologne: Body Splah Victoria’s Secret, Spray Corporal Avon Encanto, Água para Banho Nativa SPA, Spray Corporal Todo Dia

Eau de fraiche – EDF

Os eau de fraiche são a versão mais fraquinha dos perfumes, pois a concentração de fragrância nesse tipo de produto não ultrapassa os 3%.

Os perfumes para bebês são considerados eau de fraiche, por possuírem um perfume bem fraquinho e que não dura muito tempo na pele.

Exemplos de eau de fraiche: Natura Mamãe e Bebê, Colônia Turma da Mônica, Johnson’s Baby Colônia.

Observação:

Algumas marcas possuem a mesma fragrância em tipos diferentes de perfumes.

Por exemplo, você pode comprar o perfume J’adore da Dior tanto em eau de parfum como em eau de toilette. Os dois possuem o mesmo cheiro, mas cada um com uma duração e preços diferentes (o eau de toilette dura menos e é mais barato).

Por isso é preciso ficar bem atenta quando for comprar seu perfume preferido para não escolher errado, principalmente em épocas de promoção.

As vezes a loja anuncia um perfume super barato, você vai correndo comprar e depois percebe que ele na verdade é eau de toilette. Não significa que é um perfume ruim, ele é apenas um perfume com menor poder de fixação. 🙂

Por isso fique bem de olho nas legendas, principalmente nas abreviações. 😉


Você sabia que existia toda essa diferença entre os perfumes?

Beijokas!

Perfume: Lily, O Boticário

Olá!

Vocês já perceberam que eu nunca fiz resenha de perfume aqui no blog?

É que assim, perfume é algo tão complicado de resenhar, né? Porque produto de cabelo a gente sabe que é bom quando deixa nosso cabelo bonito. Maquiagem a gente sabe que é bom porque deixa a gente mais bonita.

Já perfume é algo muito pessoal. O que pode ser gostoso pra mim pode ser enjoativo pra você e vice-versa.

Porém esses dias eu postei no Instagram uma foto de um perfume que eu gosto e vi que as pessoas se interessaram em saber mais sobre ele.

Então resolvi que vou começar a falar de alguns perfumes aqui no blog! Não vai ser uma resenha, pois como falei anteriormente, não dá pra avaliar se um perfume é bom ou não só pelo meu gosto pessoal.

Vai ser mais como um swatch mesmo, mostrando o frasco, que tipo de perfume é (floral, doce, cítrico, etc) e falando sobre a duração dele na pele.

Se vocês gostarem vou começar a fazer isso outras vezes também, combinado?

Então para inaugurar os posts sobre perfumes vou falar de um que eu amo e que dura muuuuito no corpo: Lily, de O Boticário.

Lily  O Boticário

Perfume bom tem que vir em frasco bonito! E o frasco do Lily é muito lindo!

Além de ter todo esse dourado, vem com esse borrifador que remete aos perfumes franceses antigos.

É só apertar o balãozinho que o perfume sai.

É bom deixar claro no post que o Lily é um eau de parfum.

O eau de parfum tem uma concentração maior de essência (10% a 15%) e por isso tem uma fixação maior do que outros perfumes que são eau de toilette.

E por terem essa característica, são mais fortes e duram bastante no corpo.

A maioria esmagadora dos perfumes nacionais são eau de toilette, por isso que eles duram menos.

Outra coisa importante a se falar é que cada perfume pode durar tempos diferentes, dependendo de cada pessoa que usa.

Um perfume que dura bastante tempo em mim pode durar menos em outra pessoa. Interessante, né?

Depois eu faço um post explicando melhor o assunto, porque o foco aqui é apenas o Lily!

Na minha pele o Lily dura bem por volta de 8 horas. Nas roupas ele chega a durar dias!

Agora vamos falar um pouco da fragrância!

O Lily é uma fragrância floral, originada da flor de mesmo nome (lily=lírio).

Além disso ele possui um cheiro adocicado, mas não é enjoativo.

Pessoas que não gostam de perfume doce podem gostar do Lily, já que ele é doce, mas na medida.

O Lily é ótimo para ser usado no dia a dia, mas por ser eau de parfum é preciso tomar cuidado com a quantidade, hein?

Se colocar demais você fica parecendo um desodorizador de ambientes ambulante, haha!

Apenas algumas borrifadas são suficientes para que você fique levemente perfumada, com cheirinho de flor. Muito bom!

Agora vamos falar do preço. Como falei anteriormente o Lily é um eau de parfum e por isso ele acaba custando mais caro do que outros tipos de perfume, já que possui uma quantidade maior de essência.

Um frasco com 75ml custa R$189,00. É meio caro, mesmo, mas se você quer um perfume de qualidade e boa duração, é um bom investimento.

Olá! Vocês já perceberam que eu nunca fiz resenha de perfume aqui no blog? É que assim, perfume é algo tão complicado de resenhar, né? Porque produto de cabelo a gente sabe que é bom quando deixa nosso cabelo bonito. Maquiagem a gente sabe que é bom porque deixa a gente mais bonita. Já perfume é algo muito pessoal. O que pode ser gostoso pra mim pode ser enjoativo pra você e vice-versa. Porém esses dias eu postei no Instagram uma foto de um perfume que eu gosto e vi que as pessoas se interessaram em saber mais sobre ele. Então resolvi que vou começar a falar de alguns perfumes aqui no blog! Não vai ser uma resenha, pois como falei anteriormente, não dá pra avaliar se um perfume é bom ou não só pelo meu gosto pessoal. Vai ser mais como um swatch mesmo, mostrando o frasco, que tipo de perfume é (floral, doce, cítrico, etc) e falando sobre a duração dele na pele. Se vocês gostarem vou começar a fazer isso outras vezes também, combinado? Então para inaugurar os posts sobre perfumes vou falar de um que eu amo e que dura muuuuito no corpo: Lily, de O Boticário. Lily  O Boticário Perfume bom tem que vir em frasco bonito! E o frasco do Lily é muito lindo! Além de ter todo esse dourado, vem com esse borrifador que remete aos perfumes franceses antigos. É só apertar o balãozinho que o perfume sai. É bom deixar claro no post que o Lily é um eau de parfum. O eau de parfum tem uma concentração maior de essência (10% a 15%) e por isso tem uma fixação maior do que outros perfumes que são eau de toilette. E por terem essa característica, são mais fortes e duram bastante no corpo. A maioria esmagadora dos perfumes nacionais são eau de toilette, por isso que eles duram menos. Outra coisa importante a se falar é que cada perfume pode durar tempos diferentes, dependendo de cada pessoa que usa. Um perfume que dura bastante tempo em mim pode durar menos em outra pessoa. Interessante, né? Depois eu faço um post explicando melhor o assunto, porque o foco aqui é apenas o Lily! Na minha pele o Lily dura bem por volta de 8 horas. Nas roupas ele chega a durar dias! Agora vamos falar um pouco da fragrância! O Lily é uma fragrância floral, originada da flor de mesmo nome (lily=lírio). Além disso ele possui um cheiro adocicado, mas não é enjoativo. Pessoas que não gostam de perfume doce podem gostar do Lily, já que ele é doce, mas na medida. O Lily é ótimo para ser usado no dia a dia, mas por ser eau de parfum é preciso tomar cuidado com a quantidade, hein? Se colocar demais você fica parecendo um desodorizador de ambientes ambulante, haha! Apenas algumas borrifadas são suficientes para que você fique levemente perfumada, com cheirinho de flor. Muito bom! Agora vamos falar do preço. Como falei…

Lily - O Boticário

Fragrância - 9
Fixação - 10
Frasco - 9
Preço - 7.5

8.9

NOTA FINAL:

Excelente perfume de fragrância frutal adocicada, mas não é enjoativa. Por ser eau de parfum, é um pouco mais forte e tem maior poder de fixação. Custa mais caro que os perfumes nacionais convencionais, mas tem esse valor explicado justamente por ser eau de parfum (os outros costumam ser eau de toilette, mais fracos).

Avaliação dos leitores: 2.74 ( 8 votos)
9


Quem aí usa o perfume Lily do Boticário?

Me conta porque ele é seu perfume preferido!

Beijokas!