Como escolher a atividade física ideal para você

Olá!

Ano novo, vida nova, corpo novo!

A maioria das promessas de ano novo se concentra em começar uma dieta e praticar uma atividade física, não é mesmo?

Muita gente começa com essas promessas, tanto que o número de matrículas em academia chega a triplicar em janeiro.

Mas quando o ano vai passando essas pessoas vão desistindo pouco a pouco e largando a academia ou atividade física de vez.

Isso não é bom, porque realizar uma atividade física não serve apenas para deixar o corpo bonito, ao contrário, a estética deve vir em segundo lugar. O mais importante é manter a sua saúde, e uma dieta equilibrada junto com uma atividade física vai te deixar muito mais saudável e permitir que você envelheça com melhor qualidade de vida.

Sobre dieta eu tenho apenas uma dica para você: procure um nutricionista. Os nutricionistas estudam no mínimo 4 anos para aprender tudo sobre alimentação, então porque diabos você prefere seguir uma dieta de revista do que se consultar com um profissional especial só para isso?

A nutricionista vai estudar o que você precisa e lhe passar uma dieta feita especialmente para você, colocando coisas que você gosta de comer dentro da sua rotina de vida.

Agora, sobre a atividade física, muita gente desiste por um simples e único motivo: não gostar do que está fazendo.

Por isso nesse post eu vou te dar algumas dicas de como escolher a atividade física ideal para você, pois se você gosta do que faz, você não desiste!

Como escolher a atividade física ideal?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é o seu objetivo. Ele é o primeiro passo para que você saiba o que procurar em uma atividade física.

Se você quer emagrecer…

Você precisa de uma atividade aeróbica!

atividade-física-ideal-aeróbico

A atividade aeróbica é aquela em que sua frequência cardíaca e respiratória aumentam consideravelmente.

Para que o corpo se mantenha ativo durante a atividade e para fazer com que coração e pulmão trabalhem em uma velocidade mais rápida, é preciso bastante energia.

Para isso, seu corpo vai utilizar a energia acumulada dentro dele, que todos nós temos. Mas essa energia acaba rápido e o corpo vai precisar buscar mais. E onde ele busca? Na sua gordura!

O corpo vai queimar a gordura e transformá-la em energia, para que você continue realizando a atividade física. Por isso essa é a melhor forma de emagrecer.

Quais são as atividades aeróbicas? Bicicleta (normal ou ergométrica), caminhada e corrida, esteira, dança, aula de aeróbica, zumba, cross fit, treino funcional, natação, futebol, vôlei e esportes no geral.

Como escolher? Agora você precisa responder a si mesmo: o que eu mais gosto de fazer?

Se você gosta de atividades ao ar livre, as corridas, caminhadas e bicicleta são as melhores. Afinal, você vai se exercitar ao ar livre, vai reparar na paisagem, talvez encontre amigos no caminho. Costuma ser bem divertido!

Se você é daqueles (como eu), que gosta de ambientes fechados, talvez a academia seja sua melhor companheira. Você pode tanto fazer bicicleta ergométrica e esteira, como pode aproveitar todas as aulas em grupo, que costumam ser mega divertidas e animadas.

Se você não gosta de esteira e de bicicleta mas adora dançar, porque não se inscrever numa aula de dança? A zumba é excelente, divertida e queima caloria pra caramba! Se não gosta de zumba, tente dança do ventre, jazz, samba, dança de salão… Escolha o ritmo que você mais gosta e se joga!

Quer fazer atividade aeróbica mas não gosta muito de suar? Que tal tentar a natação? Nadar é uma delícia, faz você perder muitas calorias e ainda por cima fortalecer vários músculos do corpo ao mesmo tempo, e depois que termina você sai limpinho e sem suor, já que fez tudo dentro da água!

Se você acha que a natação é intensa demais, procure a hidroginástica.

E para finalizar, se você prefere algo mais individualizado e preparado especialmente para você, pode tentar o treino funcional. No treino funcional o instrutor prepara uma aula exclusiva que engloba fortalecimento muscular e treino aeróbico juntos. É divertido, muito intenso e bem eficaz para perda de peso.

Se quiser algo ainda mais potente, tente o cross fit!

Se você quer ganhar massa muscular…

Faça musculação!

atividade-física-ideal-musculação

Se você é magro e quer definir o corpo ou ganhar massa muscular, o melhor exercício é a musculação.

Ela também é indicada para quem está acima do peso, pois ela vai fortalecer a musculatura e impedir que seu corpo fique flácido durante o processo de emagrecimento.

Na musculação o instrutor prepara seu treino dentro do seu objetivo e é só seguir. Eu gosto bastante da musculação porque posso fazer dentro do meu ritmo, sem pressões de professores ou de outros alunos.

Se você não gosta de pegar peso e prefere fazer aula em grupo, dentro das academias existem várias aulas especiais, que também ajudam no fortalecimento e hipertrofia muscular. Geralmente elas são divididas em grupos musculares e você pode fazer a que mais deseja.

E como falei no tópico anterior, o treino funcional e o cross fit também auxiliam no fortalecimento muscular.

Se você quer cuidar do corpo, da postura e se livrar das dores…

Faça pilates!

atividade-física-ideal-pilates

O pilates é uma técnica de exercícios desenvolvida há alguns anos por Joseph Pilates. Nele você trabalha fortalecimento muscular intenso, alongamento, melhora a respiração, melhora a postura e consequentemente, se livra de algumas dores crônicas de coluna e articulações no geral.

Além de trabalhar o corpo, o pilates também trabalha a mente já que nele é necessário um grande nível de concentração.

Não querendo puxar sardinha pra mim mas já puxando…o pilates é completo e perfeito, haha!

Além de ser um exercício completo, o pilates geralmente é feito em estúdios especializados que costumam ter um ambiente mais calmo e totalmente contrário de academias, que geralmente tem bastante movimento e muito barulho.

Quem não gosta do ambiente de academia com certeza vai adorar fazer pilates.

E agora? Como escolher?

Depois de estudar as opções disponíveis dentro do objetivo escolhido, é a hora de testar.

Muitas academias oferecem aulas grátis de teste, para que você possa fazer essa aula e ver se gosta. Alguns estúdios de pilates também oferecem uma aula experimental totalmente gratuita.

Se você não conhece nenhum lugar assim, faça a matrícula, pague apenas 1 mês em uma academia e teste para ver o que acha.

Se gostar, faça um pacote de meses pois assim o valor sai mais barato. Se não gostar, é só cancelar a matrícula e procurar um outro local. 😉

Só não esqueça de uma coisa: independente da atividade física escolhida, procure sempre um médico para realizar um check-up antes de começar a se exercitar. Isso é importante para que você não corra nenhum risco durante as atividades, combinado?


Agora me contem nos comentários: qual a atividade física vocês mais gostam?

Beijokas!

Comentários

comentários

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.